47% das famílias atendidas pelo Auxílio Brasil estão no Nordeste
Quase metade das 17,56 milhões de famílias que recebem o Auxílio Brasil estão no Nordeste. É isso que informa o relatório divulgado pelo Governo Federal.
A região recebe 47% do que é destinado ao programa que substitui o Bolsa Família. Ou seja, 8,31 milhões de famílias receberão todos os meses a bolsa de R$ 400 para complementação da renda.
A região é a que teve o maior crescimento na quantidade de pessoas atendidas, sendo que na última semana 1,18 milhão de famílias nordestinas entraram para a folha de pagamento do programa.
Na região, a Bahia foi o estado com o maior número de novas concessões em janeiro. São 316,16 mil famílias que passaram a integrar o Auxílio Brasil, totalizando 2,16 milhões de pessoas beneficiadas. Em seguida estão Pernambuco, com 216,52 mil novos contemplados, chegando a 1,39 milhão de beneficiários, e Ceará, com mais 186,39 mil pessoas na folha de pagamento, num total de 1,27 milhão de famílias.
O ministro da Cidadania, João Roma, reforça que os repasses do Auxílio Brasil em janeiro marcam a maior concessão da história das políticas de transferência de renda do Governo Federal e consolidam o conceito abrangente do programa.
“Além da transferência de renda em valores inéditos e com o repasse mínimo de R$ 400 por família, dando amparo aos mais vulneráveis, o programa oferece trilhas de emancipação e acesso a um conjunto integrado de políticas públicas, prezando pela proteção e desenvolvimento social das famílias beneficiadas”, disse.