6 motivos que impedem o ar condicionado do carro de gelar
O ar condicionado do carro é uma necessidade para todos os motoristas e passageiros, porque se o carro não tiver um sistema de refrigeração CA, é provável que você superaqueça no carro.
Claro, isso o deixa desconfortável. Além disso, o ar condicionado do carro é usado como circulação de ar, então você não precisa abrir a janela do carro.
Os componentes AC do carro incluem condensadores, ventiladores, compressores, filtros, secadores, válvulas de expansão e evaporadores.
Esses componentes e sistemas de ar condicionado são preenchidos com gás refrigerante que será canalizado para o interior do seu carro através do orifício AC no painel do carro.
Você também pode ajustar a velocidade e a temperatura fria conforme desejado. Existem vários motivos que podem fazer com que o ar-condicionado do carro não esfrie.
E acredite, pegar a estrada para viajar de carro com ar defeituoso é bem desconfortável, dependendo da região do Brasil, pode ainda ser mais quente, sendo assim, você irá precisar dele.
Conheça as causas do problema, para que o ar condicionado do seu carro volte a funcionar normalmente:
1 – Vazamento no Sistema de Arrefecimento
A primeira causa é o sistema de CA ou sistema de resfriamento com vazamento. O gás refrigerante ou Freon vaza, então não pode entrar no interior do carro ao máximo.
Este Freon deve ser capaz de fluir de forma otimizada através de vários componentes do sistema de refrigeração do carro. Obviamente, se houver vazamento, haverá um problema com a temperatura AC resultante.
Como o AC é um sistema de refrigeração de um carro que possui muitos componentes e é bastante complicado em seu funcionamento, então, se ocorrer um vazamento, isso se torna um grande problema.
Esses vazamentos podem ocorrer em todos os componentes do ar condicionado, mas geralmente ocorrem entre conexões de tubos ou em juntas soltas.
Para resolver isso, você deve encontrar a parte do AC que está vazando. Após esse reparo, conserte-o ou substitua a peça CA com vazamento. Em seguida, reabasteça o sistema de resfriamento com o novo Freon.
2 – Gás acabando
Geralmente, gás em sistemas de ar condicionado automotivo pode durar anos, dependendo do uso. O ar condicionado do carro que não está frio pode ser causado pelo gás que acabou.
Este é realmente o caso de carros usados com frequência, então o gás se esgota rapidamente.
Como resolver isso, você só precisa recarregar o gás do ar condicionado.
Vá para a estação de carregamento AC gás, mas você precisa saber o tipo de carro de gás usado antes de abastecê-lo.
3 – Problema do Compressor AC
O compressor é o principal componente do sistema de refrigeração do ar condicionado do carro. Portanto, se o compressor tiver algum problema, isso afetará todos os componentes de CA.
Sinais de um compressor AC de carro problemático, incluindo:
- Há um som áspero ao redor do compressor;
- Temperatura AC que não é fria;
- Pressão gás reduzida.
Para superar isso, você deve saber a causa do mau funcionamento do compressor. Normalmente, um compressor de ar condicionado do carro pode ser reparado, mas se for grave, a maior possibilidade é substituir um novo compressor.
Uma boa dica é usar o óleo militec no ar condicionado, ele auxilia bastante no desgaste do sistema, minimizando o atrito dos componentes do sistema.
4 – Condensador AC do carro quebrado
O condensador é um dos componentes do sistema de refrigeração do ar condicionado do carro, que funciona para converter o gás Freon novamente em líquido.
Se o condensador estiver danificado, como entupido ou vazando no tubo, o Freon não fluirá automaticamente. Se o Freon não puder fluir, o ar condicionado do seu carro não será capaz de produzir temperaturas frias.
Para corrigi-lo, você deve fazer mais verificações. Vá a uma oficina autorizada para consertar isso.
5 – Sistema elétrico com problemas
Problemas elétricos também podem afetar o sistema de refrigeração do carro. Geralmente há uma linha queimada, como um cabo ou fusível queimado.
Encontrar qual parte está quebrada é bastante difícil. O técnico desmontará todos os sistemas elétricos relacionados ao sistema de resfriamento AC.
Se um cabo ou fusível quebrado ou danificado for encontrado, ele deve ser reparado conectando-o ou substituindo-o.
6 – Ventilador de resfriamento quebrado
O ventilador de resfriamento atua como uma ferramenta para resfriar vários componentes do sistema AC.
Se os componentes do sistema AC não receberem resfriamento adequado, os componentes podem ter problemas automaticamente, de modo que o ar condicionado do seu carro não fique frio.
Você pode verificá-lo visualmente no ventilador de resfriamento AC.
Se as pás do ventilador estiverem rachadas ou quebradas por objetos na estrada, elas devem ser substituídas por novas.
Esses são alguns dos motivos pelos quais o ar condicionado do carro não gela. Antes de levá-lo a um serviço autorizado ou oficina para reparos, você deve primeiro encontrar a causa.
Ter cuidado com seu carro só depende de você, então não deixe seu ar em más condições.
Se puder ser consertado por você mesmo, será ainda melhor, pois economiza tempo e custos. No entanto, se você não puder, vá imediatamente para a oficina.
Brian Santos, paulistano, atualmente, trabalha na equipe do Clique Bahia, produzindo conteúdo sobre os mais diversos assuntos.