8 cidades com alto IDH para morar com a família
Mudar de cidade nem sempre é uma decisão fácil, visto que em muitos casos precisamos deixar para trás familiares, amigos, trabalho e rotina.
No entanto, é fato que essa mudança deve ser feita, principalmente para quem busca melhor qualidade de vida e oportunidades.
Mas, ainda assim não é algo simples, visto que se deve analisar aspectos importantes da nova cidade, como opções de lazer, segurança, saúde, educação, etc.
O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é um excelente dado para ser analisado, pois mostra o nível de desenvolvimento, sendo que quanto mais perto do 1, melhor é o município.
Portanto, se você está pensando em se mudar com sua família, confira no post de hoje 8 cidades com alto IDH para morar. Vamos lá?
- Itajaí, Santa Catarina
Itajaí é uma cidade completa, com IDH considerado alto, de 0,795, diversas opções de lazer, infraestrutura e serviços públicos de qualidade.
Para quem quer morar aqui, o grande destaque são os apartamentos na planta na Praia Brava em Itajaí, visto que essa região é a mais valorizada do município, com bares, restaurantes, shopping, serviços e, claro, uma vista de tirar o fôlego para uma das praias mais bonitas e charmosas do estado.
Além disso, procurar uma imobiliária na Praia Brava em Itajaí ainda é uma excelente alternativa para quem quer fazer bons investimentos, visto que o metro quadrado se valoriza constantemente.
- Curitiba, Paraná
A cidade modelo é uma das melhores do Brasil para morar e, ainda que tenha quase 2 milhões de habitantes, consegue oferecer excelente qualidade de vida aos moradores, com IDH de 0,823.
Com planejamento urbano de qualidade, conforme a cidade cresce, melhor ela fica, com investimentos constantes em melhorias para a população.
Além disso, é uma das maiores economias do Paraná, com comércio forte e prestação de serviços.
Para completar, Curitiba ainda conta com muitas opções de lazer, pagas e gratuitas, para toda a família.
- Niterói, Rio de Janeiro
Ainda que seja vizinha do Rio de Janeiro, Niterói é uma das melhores cidades brasileiras para morar, com IDH de 0,886, considerado o maior do estado carioca.
A cidade ainda é um importante centro econômico, oferecendo diversos cursos superiores pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e outras instituições importantes.
Além disso, oferece acesso à saúde de qualidade e investe constantemente em segurança, sendo que apenas em 2018, foram investidos mais de 80 milhões para manter os bairros seguros.
- Vitória, Espírito Santo
A capital capixaba não poderia ficar de fora de nossa lista, com praias incríveis para aproveitar, belezas naturais preservadas e perfeitas para se conectar e relaxar.
Seu IDH é de 0,845, considerado muito alto e que a coloca em quarto lugar no ranking brasileiro.
Vale lembrar também que Vitória se destaca por sua economia, com um dos melhores PIBs do país devido aos portos espalhados por seu litoral, além do incentivo a pequenas e médias empresas.
- Brasília, Distrito Federal
O IDH da capital de nosso país é considerado muito alto, de 0,824, com um plano urbanístico desenvolvido por grandes arquitetos, como Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.
Justamente por ser uma cidade planejada, a primeira do Brasil, até os dias de hoje isso impacta a qualidade de vida de seus moradores.
Também é uma ótima opção para criar os filhos, visto que a escolarização de crianças entre 6 a 14 anos é de 97,5%.
- Jundiaí, São Paulo
Localizada no interior paulista, Jundiaí possui IDH de 0,822 abrigando pouco mais de 420 mil habitantes.
Mas, ainda que seja uma cidade relativamente pequena, é a oitava maior economia do estado de São Paulo, com um parque industrial de mais de 500 empresas, como Coca-Cola, Ambev, Kraft Foods, etc.
- Maringá, Paraná
Com IDH de 0,808, média considerada muito alta, Maringá se destaca quando falamos em qualidade de vida e educação.
Inclusive, no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do ensino fundamental, sua nota foi maior que a média dos 100 municípios brasileiros analisados, mostrando ser uma ótima opção para criar seus filhos.
Além disso, é destaque no mercado imobiliário com novos empreendimentos e vem avançando cada vez mais no ramo de energia solar.
- Joinville, Santa Catarina
Por fim, outra cidade catarinense, Joinville já foi eleita como a segunda melhor cidade brasileira para se viver.
Com IDH de 0,809 é um município bastante desenvolvido e já foi um dos que mais gerou emprego em 2017, devido à forte presença de indústrias e comércios.
Além disso, vale ressaltar que a cidade conta com diversas atividades culturais, sendo que o maior destaque é o Teatro de Bolshoi da Rússia, o único do Brasil.
Então, agora que você conhece algumas das cidades com alto IDH para morar com a família, já pode escolher qual será seu novo lar.
Lembre-se de analisar os dados com calma, pois assim você garante a escolha certa de acordo com as necessidades, preferências e demandas de toda a família.