Aumenta o desejo dos brasileiros em comprar uma casa nova
Mesmo que as taxas de juros no Brasil tenham aumentado nos últimos anos, o mercado de empreendimentos imobiliários continua em alta.
Quem aponta esses dados é o site Brain inteligência estratégica, eles relataram um aumento de 38% no desejo em comprar uma casa própria no Brasil.
Até no ano passado era possível comprar uma casa própria com a taxa SELIC em queda. Naquela época desfrutávamos da mínima histórica da taxa SELIC em 2%.
Estudos mais recentes apontam que realmente, temos um maior interesse na compra da casa própria pelos brasileiros.
Esse aumento ficou entre 38% a 44%. Outro estudo também aponta os aspectos que o comprador deve considerar na hora de avaliar sua nova casa.
Esses aspectos costumam ser: localização do empreendimento Imobiliário, serviços nas redondezas e valor estimado da valorização do imóvel.
Para saber mais sobre o tema, continue lendo até o final!
O que fazer para comprar uma casa própria?
O primeiro passo para comprar uma casa própria começa no planejamento financeiro familiar. Ou seja, a família deve se planejar financeiramente para arcar com as parcelas de um financiamento ou economizar mensalmente para guardar dinheiro e dar uma boa entrada na casa própria.
Essa entrada costuma ser de 30% do valor do imóvel.
O esforço para comprar uma casa própria geralmente é familiar, mas pode ser um esforço individual que também requer um planejamento financeiro rigoroso.
O próximo passo após o planejamento, é escolher a casa dos sonhos, por isso, dê uma pesquisada nos imóveis em sites de corretoras online.
É preciso que você realmente escolha o local que deseja morar e a casa dos sonhos em sites como a urbay.
O último passo é se programar financeiramente para comprar, e nesse caso pesquise bancos com uma boa taxa, cerca de 7% a.a.
Realmente houve o aumento da demanda para casas próprias?
Sim, você pode estar duvidando que as pessoas desejam casas próprias em meio a uma pandemia mundial. Mas sim, quando assunto é comprar casa própria todo mundo possui esse sonho.
Inclusive o aumento do desejo para casa própria cresceu para famílias da classe A e B no Brasil.
- Aumentou 50% para famílias de classe A e B;
- Para familiar com filhos 52%;
- Famílias morando em metrópoles ficamos com aumento de 51%.
Já para famílias que moram no interior o crescimento foi em média de 40% no desejo de compra da casa própria. Entre os principais motivos para comprar um imóvel, 8 em cada 10 dos entrevistados falam que querem sair do aluguel e ter a casa própria.
O desejo por ter uma posse material tão grande é despertada praticamente em todos os brasileiros. Outra pesquisa demonstra que 23% querem reformar a casa nos próximos 12 meses.
Vale a pena reformar a casa ou mudar para uma nova?
Depende do histórico emocional que você tem pela sua residência, por vezes vale a pena sim adquirir uma casa nova. Isso porque o imóvel pode se valorizar perto de regiões estratégicas na cidade.
No ano passado, a intenção de fazer uma reforma na casa própria era de apenas 19%. Em um comparativo no mesmo período, tivemos um aumento para 21,1% nesse ano.
A pesquisa sempre apontou que o desejo de reforma estava principalmente ligado a necessidade de se trabalhar em casa (home office).
Essa necessidade de reforma foi moldada durante a pandemia por causa da modalidade Home Office. E sim, a grande maioria dos entrevistados aponta que a motivação pela reforma se deve ao Home Office.
O que devemos avaliar para escolher uma casa nova?
Na hora de comprar um imóvel, a internet tem o papel fundamental, pois facilita as buscas e garante mais opções e estilos de casas. Principalmente se você pesquisar em sites como a urbay.
Nessa plataforma temos uma visão dos melhores empreendimentos imobiliários e um resumo das vantagens de se morar em empreendimentos.
Dessa forma, é como se tivéssemos um corretor online dizendo qual a melhor casa para se comprar naquele momento.
Algumas pessoas desejam uma área de lazer maior, outras ficarem próximas ao trabalho e outras apenas querem um espaço relaxante longe da cidade.
É claro que para avaliar a melhor casa devemos avaliar os nossos objetivos de vida né?
Por isso, do outro lado temos o time prol reforma que são as pessoas que sentem a necessidade de melhorar os espaços para trabalhar com mais conforto.
Além disso, as pessoas buscam por ampliar suas áreas de lazer para garantir maior conforto e diversão. E sim, as pessoas precisaram realizar a ampliação do imóvel de diferentes formas e isso varia conforme a necessidade.
Qual melhor método para comprar uma casa?
Avalie sempre os melhores empreendimentos imobiliários na cidade em sites confiáveis.
Faça uma lista de avaliação com os seguintes aspectos:
- Conforto
- Acessibilidade
- Infraestrutura
- Área de lazer
- Custo benefício
- Direito a financiamento
Avaliando esses principais pontos com certeza você escolherá a melhor casa para se comprar. Uma dica para realizar esse tipo de comparação, será entrando em plataformas e sites de corretoras imobiliárias
Bom, se você gostou dessa notícia aproveite para explorar mais conteúdo do nosso site!
Publicitário, Pós-graduado em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais, viciado em tecnologia.