Aprenda o que são pontos de contato no marketing e como usá-los para se relacionar melhor com seus clientes

Aprenda o que são pontos de contato no marketing e como usá-los para se relacionar melhor com seus clientes

O ano é 2022, pós-pandemia, e o mercado digital está superaquecido, sendo ele um dos pontos de contato mais interessantes no marketing e que certamente pode ajudar você e seu empreendimento a decolarem.

“Pri, nem sei o que é isso, mas quero aprender logo e implementar!”

Então, fique atento a esse conteúdo, pois agora você vai aprender e entender o que são esses pontos de contato, exemplos deles e como eles podem te ajudar.

O que são?

Você já ouviu falar em relacionamento com o cliente? O que antes a gente, enquanto empresa, pensava somente no produto ou no serviço para vender, hoje, o cliente é o centro de tudo.

Pontos de contato
Touch point é o mesmo que ponto de contato.

Se você não o colocar no centro e entender suas reais necessidades, a empresa não anda. Para isso é preciso ter esse bom relacionamento com ele, através de diversos canais ou formas de chegar até eles, direta ou indiretamente: os pontos de contato.

Quais são eles?

Cada ponto de contato gera uma experiência a seu cliente, ou seja, vão agir de maneiras diferentes. Veja alguns exemplos dos pontos de contato:

  • Embalagens (muita gente no meio digital tem feito os “unboxings” e isso acaba ajudando muito as marcas em uma divulgação). Mas não para por aí, pois a embalagem pode ser simplesmente incrível e chamar atenção de alguém pelas ruas.
  • Design: ele é muito utilizado tanto nos meios digitais, como físicos. Então, você ter sua marca bem definida e alinhada é uma forma de afirmar valores e crenças, já entrando no branding da marca.

Ainda sobre o design, quando se tem uma marca coerente visualmente falando, isso ajuda na identificação, facilitando a memorização e criando uma atmosfera mais harmônica para com os clientes.

Dentro do design você pode inserir pontos de contato não só digitais do que diz respeito a redes sociais, mas também ações de follow-up, envio de ebooks informativos e muito mais. E claro, outras ações offline podem ser criadas, ou seja, no meio físico.

  • Brindes também são excelentes formas e podem ser baratas ou de mais valor, a depender do seu objetivo e público.

Você lembrar, de repente, da data de aniversário do seu cliente com um brinde. É bem interessante. E, como eu disse, pode usar outros pontos de contato, como um cartão digital,  parabenizando-o.

“Mas como agir, Pri?”

Se a sua pergunta é sobre desenvolvimento, você precisa ter o apoio de um profissional de design ou marketing para te ajudar nessas ações e, a depender, se for impresso, de uma gráfica.

A jornada do cliente tem muito a ver com os pontos de contato
Uma experiência completa tem muitos pontos de contato

Dica extra

Procure pensar em estratégias que envolvam os sentidos das pessoas. Por exemplo, se a sua loja tem um cheiro característico, você pode enviar o presentinho com esse cheiro para trazer memória e lembrança.

“Ah, o meu negócio é digital e não tenho essa possibilidade do cheiro”.

Então, você pode usar e abusar do lado visual ou enviar algo de som que remeta a sua marca. Enfim, são diversas formas que podem e precisam ser pensadas de acordo com os seus clientes e não podem ser feitas de forma aleatória, apenas por fazer.

Mas o fato é que essas ações são bem importantes e válidas, portanto, explore os mais variados pontos de contato com seus clientes e melhore cada vez mais o seu relacionamento com eles.

Siga o Click Bahia no Google Notícias e fique informado com os destaques do dia em primeira mão.
Pri Garccia

Pri Garccia é designer gráfico há mais de 12 anos e é redatora do Click Bahia, portal interativo e dinâmico que contribui muito para o conhecimento e dos leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *