Benefícios do Mel: para a pele, cabelo, imunidade e culinária

Benefícios do Mel: para a pele, cabelo, imunidade e culinária

Os Benefícios do Mel são infinitos tanto para nossa saúde, quanto esteticamente.

No entanto, por ser conhecido também como fonte calórica, muitas pessoas têm medo de incluí-lo em suas refeições por medo de engordar.

Claro que é preciso consumi-lo com moderação, mas os Benefícios do Mel vão além de suas calorias.

Aliás, para começar, você sabia que ele é o único doce natural que contém proteínas, nutrientes e sais minerais importantes para nossa saúde?

Além disso, ele melhora a digestão, possui ação antioxidante, fortalece o sistema imunológico e ainda auxilia no alívio da prisão de ventre.

Contudo, tome cuidado! Para obter todos os benefícios do mel é necessário consumir o mel natural, visto que os industrializados perdem suas vitaminas e nutrientes, sendo mais prejudiciais do que o próprio açúcar refinado. Perigo, né?

Benefícios do Mel
Foto de Jag Cz – Depositphotos

Benefícios do Mel

O mel não apenas possui ação antioxidante, como também é considerado digestivo, calmante, expectorante, diurético e antisséptico.

Esse último alivia dor de garganta, asma, bronquite e outras alergias. A vitamina C auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, evitando, resfriados, gripes, etc.

As enzimas presentes no mel facilitam a digestão, combatendo úlceras gástricas, além de ajudar na movimentação do intestino com a ação prebiótica, na qual absorve as substâncias necessárias e elimina o excesso, diminuindo assim a prisão de ventre.

O mel também é um poderoso aliado para quem sofre de insônia. Basta apenas uma colher de mel antes de dormir para não apenas evitar a insônia, como também melhorar a qualidade de seu sono.

O mel possui carboidratos e açúcar, sendo uma ótima fonte de energia e podendo ser incluído em refeições pré-treino, aumentando seu desempenho.

Ele é rico em potássio, que equilibra a pressão arterial, cálcio que fortalece os ossos, ferro que previne a anemia, entre outros vários minerais.

Por fim, o mel também pode ser ótimo para a pele por suas propriedades curativas e cicatrizantes, podendo ser passado diretamente em espinhas ou até mesmo junto a outros ingredientes para uma máscara facial.

O que poucas pessoas sabem é que o mel pode ser utilizado nos cabelos, trazendo um efeito incrível, se quiser saber mais é só clicar aqui.

Mel Comum X Orgânico

Para obter todos esses benefícios, como já falamos, é preciso escolher o mel certo, pois os industrializados não são indicados para consumo ou tratamento estético.

No entanto, se você quer potencializar ainda mais os Benefícios do Mel uma boa pedida é utilizar o mel orgânico. Mas por quê?

Alho e mel
Alho e mel – Reprodução

O mel orgânico não possui agrotóxicos, pesticidas ou antibióticos, produtos químicos que podem afetar nossa saúde, diminuindo e muito os Benefícios do Mel.

Além disso, sua produção é feita de forma completamente diferente, atendendo a diversos e rígidos requisitos para focar na qualidade de vida das abelhas.

Tipos de Mel

Existem muitas variações de sabor, cheiro e cor do mel, isso porque varia de acordo com o tipo de flor que a abelha produz o mel, que vamos explicar mais para a frente.

Agora entenda os tipos de mel e suas diferenças:

Mel de Eucalipto: É um dos mais populares no Brasil, e possui sabor mais forte e cor mais escura do que os outros.

É refrescante e recomentado para aliviar doenças respiratórias devido a sua ação expectorante.

Mel de Laranjeira

Auxilia no funcionamento do intestino assim como no combate a insônia. Tem cor clara, sabor cítrico e aroma suave.

Mel de Cipó-Uva

Possui coloração um pouco transparente e agrada a muitos por seu sabor mais adocicado.

Age contra cólicas intestinais e dores nos rins, sendo um ótimo desintoxicante natural.

Mel de Uruçu

Com um tom mais amarelado e sabor aproximado da própolis, ele é feito por abelhas sem ferrão e brasileiras. Possui alta porcentagem de água e funções medicinais.

Mel de Jataí

Tem uma cor mais clara, mas o sabor é um pouco ácido. Além de aumentar a imunidade do nosso corpo, ele também tem ação descongestionante.

Mel de Borá

Não pense você que o mel é apenas doce, esse em específico possui um sabor um pouco salgado e ácido. Muito utilizado para acompanhar queijos e saladas.

Agora que você já conhece alguns tipos de mel, fica mais fácil escolher qual o melhor para atender suas necessidades, certo?

Contraindicações

Tome cuidado! O mel não é indicado para crianças de até um ano, visto que seu sistema digestivo não está completamente formado, não conseguindo defender-se de corpos estranhos.

Também é possível causar intoxicações graves devido à bactéria Clostridium Botulinum, eventualmente encontrada no mel.

Os diabéticos também devem evitar o mel, pois possui alta concentração de açúcar.

Por fim, pessoas com tendência a alergias precisam tomar cuidado, visto que podem desenvolver reações devido aos grãos de pólen.

Além disso, caso precise aquecer o mel, limite-se na temperatura de 70 graus Celsius.

O superaquecimento causa a perca de nutrientes e propriedades benéficas do mel.

Quantidade Recomendada

Dentro de uma dieta saudável, é indicado consumir o mel todos os dias, variando entre uma colher de chá e uma colher de sopa, possuindo geralmente 10 e 25 g respectivamente

Você pode consumir o mel de diversos jeitos, como na substituição do açúcar comum, em sucos, bolos, tortas e outros doces, assim como junto a frutas, iogurtes naturais, torradas e até mesmo em carnes.

Como é feito o Mel

Além de entender os Benefícios do Mel, é importante conhecer sua produção para quem sabe assim darmos o devido valor ao trabalho duro das abelhas.

O processo se inicia a partir do momento em que as abelhas operárias começam sua busca pelo néctar presente nas flores, sendo ele a matéria-prima do mel.

Como é feito o Mel
Foto de Igor Vetushko – Depositphotos

As abelhas possuem duas glândulas em suas cabeças que secretam dois tipos de enzina: a invertase e a glicose oxidase.

A primeira transforma o néctar em glicose e frutose, já a segunda produz a acidez característica do mel, evitando assim sua fermentação.

Por fim, as abelhas secam o excesso de água do néctar simplesmente batendo suas asinhas, matando outros microrganismos e finalizando o processo de produção do mel.

Receitas para fazer com mel

Abaixo segue algumas das melhores receitas para fazer com mel.

Mel com limão

Ideal para evitar gripes e resfriados. Esprema um limão com água morna e acrescente uma colher de chá de mel. Se preferir, pode fazer o chá de limão e acrescentar o mel depois.

Panqueca de Banana Aveia e Mel

Aqui tem uma receita deliciosa de banana, aveia e mel, e o melhor de tudo: é fitness. Veja também uma receita  de pavê com biscoito.

Biscoito de aveia e mel

Além de ser delicioso, esse biscoito é super prático de fazer.

Ingredientes

  • 1 ovo;
  • 3 colheres (de sopa) de mel;
  • 1 xícara (de chá) de farinha de trigo;
  • 3 colheres de sopa de açúcar mascavo;
  • 2 colheres (de sopa) de manteiga;
  • 1 xícara (de chá) de aveia;
  • 1 colher (de chá) de fermento para bolo.

Como fazer?

  1. Em um recipiente coloque o mel, o açúcar, a manteiga e o ovo. Misture bem;
  2. Em seguida acrescente a aveia e a farinha, misturando tudo novamente;
  3. Por último coloque o fermento;
  4. Em uma forma untada com manteiga distribua a massa como preferir, eu indico bolinhas;
  5. Leve ao forno por 15 minutos em uma temperatura de 180º. O tempo pode variar de forno para forno, mas o ponto ideal é quando o biscoito já estiver dourado embaixo.

Você pode acrescentar canela em pó ou essência de baunilha na mistura, também fica uma delícia.

Quanta coisa, né? Vimos no Click Bahia que os Benefícios do Mel são incríveis e que podemos acrescentá-lo em nosso dia a dia sem problemas.

Lembrando que é preciso consumir com moderação para não obter o efeito contrário.

Siga o Click Bahia no Google Notícias e fique informado com os destaques do dia em primeira mão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *