Chá Mate emagrece mesmo? Veja os benefícios saiba tudo aqui
A erva mate é consumida em todo o país, utilizada normalmente na produção do chimarrão, bebida típica do sul do Brasil.
No entanto, muitas pessoas possuem dúvidas em relação aos benefícios que essa especiaria traz, assim diversos estudos foram e estão sendo feitos para resolver essa questão.
As últimas pesquisas revelaram que a erva mate conta com mais de 196 compostos ativos, estes são altamente benefícios para a saúde e a forma física.
Estima-se que essa erva já seja usada na forma medicinal há vários séculos pelos povos que habitam o nosso continente.
Outra dúvida que ronda a cabeça das pessoas é a de que se a erva-mate realmente ajuda na perda de peso, a resposta você acompanha agora, junto com outras informações indispensáveis para tomar sua erva mate com responsabilidade e tranquilidade.
As vantagens da erva mate
A erva mate já vem sendo usada pelos indígenas da América do Sul desde muito antes dos espanhóis, sendo considerada uma erva sagrada em algumas civilizações antigas.
Hoje em dia é muito comum em vários países da América do Sul como Argentina e Paraguai, é muito importante também para a cultura gaúcha. Além de ser um excelente estimulante, também tem muitas outras vantagens.
Uma das maiores vantagens que podemos falar é no combate aos radicais livres, a erva mate trabalha de forma extremamente eficiente na purificação e controle de toxinas no corpo, evitando o envelhecimento e o aparecimento de células cancerígenas.
Graças a efeitos que serão explicados posteriormente, como parte termogênica, a erva mate também consegue ajudar no controle do colesterol, diminuindo em até 12% sua concentração no sangue.
Os efeitos para emagrecimento
A erva mate apresenta uma série de vantagens para quem deseja emagrecer, que foram até comprovadas cientificamente.
O estimulante de erva-mate está diretamente ligado a termogênese, queima de calorias. Um grande benefício é que este efeito estimulante não vem acompanhado de efeitos adversos indesejados comuns em outros tipos de estimulantes.
Em estudo realizado pelo Dr. Torben Anderson no Charlottenlund Medical Centre, na Dinamarca, 44 pessoas com sobrepeso usaram uma combinação de erva-mate com guaraná e Damiana.
Os que tomaram o preparo por 45 dias perderam em média 5 kg, comparados a apenas 0,45kg perdido pelo grupo controle (placebo).
Notável também foi a constatação de que os que tomaram o preparo tiveram um esvaziamento gástrico 20 minutos mais demorados, o que, na prática, significa que a pessoa sente-se “mais cheia” (maior saciedade) por mais tempo depois que acaba de ingerir as refeições.
Ainda assim, existem algumas contra indicações muito conhecidas para o uso de erva mate, a mais conhecida de todas a insônia.
Se você já tem dificuldade para dormir, não tome chá mate depois das 18:00, ou você ter problemas ainda pirões com o sono.
Outra preocupação é a hipertensão, que também pode ser acionada pelo aumento do metabolismo e do efeito termogênico.
Não use medicamentos ou ervas medicinais por conta própria, procure um médico e peça instruções, com certeza o mesmo lhe dirá tudo que deve ser feito. Boa sorte.
Mineira vidrada em redes sociais, estudante de nutrição, redatora, revisora e amante das palavras.