Como voltar a praticar exercícios após Covid-19

Como voltar a praticar exercícios após Covid-19

Sem dúvidas, a pandemia de Coronavírus mudou as nossas vidas. Atualmente, estamos muito mais preocupados com saúde, higiene e bem-estar. Por isso, a procura por exercícios após Covid-19 aumentou tanto.

Além de redobrar os cuidados preventivos, lavando as mãos, higienizando sacolas e adquirindo álcool em gel e até um purificador de água para eliminar o contato com o vírus, quem já teve a doença entende a importância da atividade física para o sistema imunológico.

Acontece que existem alguns cuidados básicos para que esse retorno seja seguro e livre de complicações. Afinal, estamos falando de uma doença capaz de afetar e deixar sequelas pulmonares e cardiovasculares.

Diante disso, buscar informações confiáveis e fazer tudo conforme as orientações médicas é a medida mais prudente. Continue a leitura para conferir dicas valiosas!

Primeiro passo: entenda em qual grupo de risco você se encaixa

Para que o retorno às atividades físicas aconteça de forma segura e tranquila, a sociedade médica dividiu os pacientes em grupos de risco.

Sendo assim, o primeiro passo é verificar em qual dessas situações você se encaixa. Confira!

Baixo Risco

Neste grupo, temos pacientes com menos de 50 anos de idade, que foram assintomáticos ou que tiveram sintomas leves e com evolução de até 7 dias.

Lembrando que as atividades a serem executadas são recreativas. Para a competição, é preciso uma consulta mais detalhada.

Risco Intermediário

Neste grupo, temos pacientes com alguma comorbidade anterior ao Covid-19 e que tiveram sintomas por um tempo mais prolongado — acima de 7 dias.

Além disso, pessoas que sentiram dor no tórax ou falta de ar, mas que não precisaram ser internados pertencem a essa classificação.

Alto Risco

Estão neste grupo os pacientes que precisaram ser internados. Nesse caso, ainda que a principal causa da internação não tenha sido o Covid-19, é preciso mais cautela na hora de voltar a praticar exercícios.

Segundo passo: avaliação médica

Após identificar em qual dos grupos de risco você se encaixa, chega a hora da avaliação médica. Porém, essa etapa não é obrigatória em todos os casos.

Pessoas consideradas de baixo risco estão dispensadas dessa avaliação e podem retornar às atividades físicas após 10 dias do início da doença e, pelo menos, 7 dias sem sintomas.

Pessoas de risco intermediário precisam tomar alguns cuidados extras e passar por uma avaliação, que inclui a realização de ecocardiograma e uma radiografia de tórax.

Caso o médico identifique alterações, o paciente é enquadrado como de alto risco.

Por fim, pacientes de alto risco precisam de uma avaliação ainda mais criteriosa e específica. Eles devem ir a um pneumologista ou cardiologista, além de realizar exames mais complexos, como o teste ergométrico e exames laboratoriais. 

Além disso, mesmo após a liberação para a atividade física, caso sintam dor no peito, dificuldade para respirar, inchaço nos membros inferiores e taquicardia, eles devem suspender imediatamente os exercícios.

Como voltar a praticar exercícios após Covid-19

Terceiro passo: a realização de exercícios após Covid-19

Após tomar as devidas precauções, finalmente você poderá voltar a praticar exercícios físicos. É muito importante dizer que os cuidados anteriores não são uma mera burocracia, eles garantem um retorno seguro e sem riscos à sua saúde.

Nada substitui as orientações do seu médico, porém existem algumas boas práticas que podem ser aplicadas nesse momento. Confira!

Comece devagar

Nada de correr uma maratona já de início! O ideal é que os exercícios sejam feitos de forma gradativa, dando tempo para que o seu organismo volte a funcionar corretamente.

Que tal começar por uma caminhada leve ao ar livre? Além de melhorar seu condicionamento físico e a própria respiração, é uma estratégia interessante para evitar aglomerações e desestressar.

Alterne entre exercícios de resistência e explosão

Para que o coração e os pulmões atinjam sua máxima performance de forma segura, é interessante mesclar atividades de resistência com outras de explosão.

Isso evita sobrecarga e garante os estímulos necessários para o organismo.

Vale a pena destacar que a prática de musculação deve ser retomada com cuidado. Em muitos casos, é preciso reduzir as cargas até que o corpo consiga suportar o mesmo peso de antes do Covid-19.

Observe como o seu corpo reage

É indispensável que você observe como o seu corpo está reagindo aos exercícios após Covid-19. Esse é o principal indicador de que a evolução está caminhando bem ou não.

Ao menor sinal de fadiga, tontura, náuseas, dor no peito ou falta de ar, é necessário suspender as atividades e marcar uma consulta com o seu médico.

É provável que ele solicite mais alguns exames para entender o que pode estar gerando esses desconfortos.

cuidar do corpo
Foto de Kamaji Ogino no Pexels

Mantenha os cuidados contra uma nova infecção

Por fim, não deixe de se proteger! Estudos e casos recentes já provaram que uma mesma pessoa pode ser infectada pelo vírus mais de uma vez. Além disso, não há nenhum indício de que o segundo quadro seja mais brando.

O ideal é usar máscaras na academia ou em ambientes com aglomeração e higienizar as mãos adequadamente. Opte por fazer seus exercícios em locais e horários mais vazios e, claro, não deixe de tomar todas as doses da vacina.

Conclusão

O Coronavírus ainda é uma novidade para a sociedade. Muitas pessoas contraíram a doença e algumas evoluíram para sua forma mais grave, inclusive com sequelas respiratórias e cardiovasculares.

A prática de exercícios após Covid-19 é muito positiva, uma vez que acelera a recuperação e estimula a adoção de hábitos de vida mais saudáveis.

Afinal, já sabemos que o sedentarismo e a obesidade são fatores que contribuem para a evolução de um quadro mais grave.

Sendo assim, o paciente que se recupera deve realizar atividades físicas. No entanto, esse retorno deve ser gradual e observar o grupo de risco em que ele está inserido.

Seguindo essas orientações, é possível ter bons resultados e levar uma vida mais equilibrada e saudável.

Siga o Click Bahia no Google Notícias e fique informado com os destaques do dia em primeira mão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *