DASN-SIMEI: Aprenda a fazer a Declaração Anual do MEI
Se você é Microempreendedor Individual (MEI) é obrigatório enviar anualmente a declaração dos seus rendimentos referentes ao ano anterior.
A Declaração Anual (DASN-SIMEI) tem que ser feita entre os dias 2 de janeiro e 31 de maio, caso o empreendedor deixe este prazo passar, será multado.
O DASN-SIMEI pode ser enviado pelo site oficial do MEI (CLIQUE AQUI) ou através do aplicativo do Microempreendedor Individual disponível para Android e iOS.
Quem prefere fazer a declaração pelo site, precisa se atentar para acessar o site correto. Há muitos sites falsos que cobram para o envio da declaração. Pelo portal do MEI, o envio é gratuito. Tome cuidado!
Como fazer a Declaração Anual do MEI
Tanto o site, quanto o aplicativo pedirão apenas o número do CNPJ e a digitação de caracteres para provar que você não é um robô.
A segunda etapa é clicar em “Fazer a Declaração” escolhendo o ano base em “Original” e se for uma retificação de alguma declaração enviada com erros, deve-se escolher “Retificadora”.
A página seguinte vai pedir os valores. Repare que há dois campos: o primeiro para comércio e serviços de transporte (para quem paga ICMS) e o segundo para prestação de serviços (para quem paga ISS). Preste atenção para anotar os valores correspondente ao serviço correto.
Caso tenha um empregado registrado durante o período da declaração, escolha a opção sim.
Depois de preencher, é só transmitir a declaração e imprimir o comprovante que é gerado. Guarde este documento.