Enfermeiro, técnico e auxiliar poderão ter piso salarial nacional
Uma boa notícia para as profissões de enfermeiro, técnico de enfermagem e auxiliar de enfermagem podem ter uma piso salarial nacional. É isso que avalia a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados.
Nesta quarta-feira (8), uma audiência pública foi realizada para debater o assunto com profissionais e entidades de classe. Outro tema que entrou em pauta foi a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais.
O Projeto de Lei 5640/20 que tenta criar o piso salarial propõe rendimentos mensais para enfermeiros no valor de R$ 7.616. Ainda pelo projeto, o piso dos técnicos de enfermagem deverá ser o equivalente a 70% desse valor, e dos auxiliares de enfermagem e das parteiras o equivalente a 50% do piso estabelecido para enfermeiros.
De autoria do deputado Leo de Brito (PT-AC), o projeto s o piso salarial proporcional à extensão e à complexidade do trabalho é um direito dos trabalhadores.
O parlamentar lamenta também que na maioria dos estados os enfermeiros recebem menos que dois salários mínimos. “Técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras têm remunerações ainda mais baixas. Tal remuneração não é justa frente à rotina árdua de trabalho desses profissionais da assistência à saúde”, disse ele.