Estudo com brócolis revela que o vegetal pode proteger idosos de doenças como Alzheimer
Alguns cientistas da Universidade AlMaarefa, na Arábia Saudita, fizeram um estudo com brócolis, onde perceberam que a vitamina K, presente no vegetal, pode proteger idosos de doenças como Alzheimer e outras demências.
“A vitamina K2 demonstrou um impacto muito promissor ao impedir alterações comportamentais, funcionais, bioquímicas e histopatológicas relacionadas com envelhecimento do cérebro idoso”, escreveu Mohamed El-Sherbiny, principal autor do estudo.
Estudo com brócolis revela que o vegetal pode proteger idosos de doenças como Alzheimer e outras demências
Os estudos foram feitos em ratos com idade avançada, e os cientistas analisaram o funcionamento do sistema cognitivo e o comportamento dos animais durante 17 meses.
Em todos os animais testados, apenas a metade recebeu as vitaminas do complexo K, e essa mesma metade apresentou uma melhora significativa no nível da memória e da capacidade de aprendizagem.
Outro dado importante observado foi a diminuição no risco de depressão e ansiedade. Os investigadores verificaram também um aumento da tirosina, aminoácido que ajuda a preservar as funções cognitivas.
Os cientistas responsáveis pelo estudo disseram que: “A vitamina K pode ser proposta como uma abordagem promissora para atenuar os distúrbios relacionados com a idade e preservar as funções cognitivas em indivíduos idosos”.
Vale lembrar que demência é um termo genérico utilizado para designar um conjunto de doenças que se caracterizam por alterações cognitivas que podem estar associadas a perda de memória, alterações da linguagem e desorientação no tempo ou no espaço.