Faz Mal Lavar a Moto com Detergente? Veja o que Pode Acontecer
Pode ser simples, mas você sabia que lavar a moto é uma das partes essenciais de um processo de manutenção?
Isso mesmo! É durante a lavagem da moto que é possível ver os breves sinais de atenção e vazamentos nas juntas ou nas mangueiras.
Com os itens corretos, além de promover maior brilho e um ótimo acabamento na sua moto, a pintura tem um tempo de vida útil muito maior do que produtos domésticos.
Mas, em contrapartida, detalhes fazem total diferença nos cuidados da sua moto.
Por exemplo, é recomendado que a lavagem seja feita somente com o xampu próprio, já que lavar a moto com detergente pode danificar a pintura e manchar.
Além dos produtos, é crucial que a moto seja lavada sob a sombra, sem o contato direto do Sol.
Isso garante que o produto não seque enquanto estiver com a espuma e evitará riscos e manchas na pintura da sua moto.
Além disso, recomendamos que não seja utilizado nenhum tipo de esponjas de aço ou de qualquer outro material mais abrasivo.
Eu posso lavar a moto com o motor quente?
Não! E vamos te explicar o porquê na chuva a moto não sofre os mesmos danos que uma lavagem com o motor quente sofre.
Em um momento de chuva, o impacto que a água tem sobre a moto quando está sendo pilotada é muito baixa comparada a ela estar parada.
Além disso, muitas vezes pelo próprio vento recebido nesse cenário faz com que a água se afaste do próprio motor, além da evaporação com o motor quente.
O correto e o indicado na maioria das vezes é que a moto esteja parada e caso o motor esteja quente, seja esperado um tempo de 30 minutos no mínimo.
Esse tempo é crucial para que o choque térmico entre o quente e o gelado não gere transtornos e dores de cabeça.
Afinal, com o motor quente você pode ter o choque térmico, além de aparecer trincas no cilindro do motor, perda de potência e até mesmo falha na injeção.
Como faz para limpar o escapamento por dentro?
É muito simples! Mas sempre que você for realizar a limpeza nessa região, verifique se o escapamento está totalmente frio, ok?
Quando a limpeza é feita com ele quente, além de te machucar, pode diminuir consideravelmente o seu tempo de vida útil e outros componentes da sua moto.
Para saber se ele está muito sujo, é necessário que passar o dedo no interior do tubo identificar a quantidade de fuligem acumulada.
Normalmente quando o escapamento está com um acúmulo muito grande de sujeira, ele tem uma demora para corresponder aos comandos do piloto.
Além disso, as velas de ignição mostram os seus sinais de que tem algo errado. A limpeza pode ser feita com um pano seco no interior do tubo do escapamento.
É necessário que o pano seja macio para evitar arranhões na peça, além de absorver com mais facilidade os dejetos e acúmulos indesejados.
Além do escapamento, você sabia que é possível lavar a moto a seco?
É comum que os donos de suas motocicletas não tenham tempo para fazer uma boa lavagem, o que acaba sendo terceirizado.
Dessa vez vamos ajudar não somente aos donos das motos, mas para quem tem uma lava rápido de moto e quer oferecer lavagens práticas e de boa qualidade.
Pode parecer que não, mas lavagem a seco proporciona brilho com produtos ótimos que mantém a qualidade de cada peça e não danifica a pintura ou lataria.
Para lavar a moto são necessários um reservatório pulverizador e um pano de micro fibra. Após fazer a pulverização é só passar o pano delicadamente na sua moto em movimentos circulares.
Apesar de simples, é exatamente dessa maneira que você conseguirá obter a limpeza e o brilho de uma lavagem com excelência para a sua moto.
Nas regiões mais delicadas e de difícil acesso com o pano, você pode realizar a limpeza com uma escova de microfibra e passar na região fazendo o mesmo processo.
Conclusão
Seguindo essas dicas você manterá sua moto sempre em dia bem conservada, com um ótimo estado de uso e assim retardará despesas com manutenção corretiva.