Qual o Melhor Tipo de Cobertura para Área Externa?
Cada vez mais as pessoas investem em coberturas para área externa, principalmente quando encontram na imobiliária um imóvel de luxo e alto padrão.
Isso porque, esse é um dos melhores ambientes para receber convidados, fazer reuniões divertidas, conversar, ter um espaço gourmet ou simplesmente relaxar enquanto aprecia a paisagem.
Justamente por isso, é importante que o espaço seja agradável e possa ser aproveitado mesmo em dias de muito sol ou chuva.
Inclusive, muitos realizam pequenas reformas após a compra da propriedade, a fim de transformar o espaço.
No entanto, é muito importante pesquisar sobre o assunto e ter a ajuda de especialistas, visto que a cobertura precisa ser adequada, tanto para projetar o local quanto para valorizá-lo.
Sendo assim, pensando em te ajudar e introduzir esse assunto em seu conhecimento, preparamos o post de hoje para falar sobre quais são os melhores materiais para sua cobertura da área externa.
Vamos lá?
Qual o melhor tipo de cobertura para área externa?
Antes de tudo, é importante deixar claro que não existe uma cobertura melhor do que a outra, pois a escolha irá depender de diversos fatores, como o tipo de espaço que possui, estilo da decoração e arquitetura, orçamento disponível, clima da região, etc.
Quando falamos especificamente da temperatura local, existem alguns tipos de cobertura mais indicadas do que outras, dependendo do quão quente é sua cidade.
Por exemplo, em lugares em que faz mais calor, as telhas de cerâmica e concreto são as mais indicadas, visto que esses materiais possuem uma condutividade térmica menor.
Além disso, a experiência que deseja promover aos usuários também deve ser considerada.
Sendo assim, caso queira aproveitar melhor a entrada de luz natural e até mesmo pegar um sol nos dias livres, uma boa opção é apostar em coberturas de policarbonato ou vidro, que ajudam a proteger o espaço, sem impedir a passagem de luz.
Como você viu, existem diversos aspectos que precisam ser analisados. Sendo assim, confira abaixo quais são os principais tipos de cobertura para área externa:
Cobertura de vidro
A cobertura de vidro é a que possui valor mais alto, mas também é aquela que tem maior capacidade de isolamento acústico.
Contudo, não é permitido usar qualquer tipo de vidro na hora de escolher o revestimento, mas sim optar pelo temperado, visto que é mais resistente à quebra e variações climáticas.
Vale lembrar ainda que para quem quer um ambiente bem iluminado, o vidro é a melhor opção, pois permite a entrada de luz natural no espaço.
Por outro lado, se além da luz natural você também quer um cômodo fresco, prefira os chamados vidros seletivos, visto que controlam a temperatura e são capazes até mesmo de bloquear os raios infravermelhos.
Portanto, a cobertura de vidro é ideal para locais em que você deseja a incidência de luz solar e ainda reduzir a propagação de ruídos.
Cobertura de policarbonato
Já quando falamos do policarbonato, ele não é capaz de isolar o barulho ou temperatura, além do fato de possuir a menor visibilidade dentre os três materiais citados.
Contudo, essa é a alternativa mais resistente, visto que os riscos de quebrar ou pegar fogo são baixos. Sendo assim, podemos dizer que essa é a opção ideal para imóveis com crianças e que exigem maior segurança.
Cobertura de acrílico
Por fim, assim como o policarbonato, a cobertura de acrílico não possui bom isolamento acústico ou térmico, mas conta com uma ótima visibilidade, de 92% da luz visível.
Além disso, outra grande vantagem é seu preço, a mais acessível em relação aos outros materiais, em média 60% mais barato que o vidro e 30% mais barato que o policarbonato.
Devemos lembrar ainda que o acrílico é excelente para quem quer economizar em ambientes em que há pouca ou nenhuma incidência de raios solares diretos.
Atenção ao telhado
Não podemos deixar de falar que além de analisar o tipo de cobertura ideal para sua área externa, é importante proteger o telhado contra a ação do tempo.
Sendo assim, é indicado instalar uma manta para vedar as telhas, que podem ser do tipo impermeabilizante, térmica, líquida e asfáltica.
Além disso, também é indicado aplicar silicone nos cantos das telhas para reforçar a vedação.
Proteja a parede
Por fim, todas as paredes da área externa precisam estar protegidas, a fim de evitar a umidade e, consequentemente, problemas como infiltrações, manchas, bolos, bolhas e descascados na pintura, cheiro de mofo, etc.
Com isso, você ainda aumenta a durabilidade da pintura e preserva o ambiente.
Então, agora que você sabe mais sobre coberturas de área externa, já pode conversar com um especialista na área, a fim de garantir a melhor alternativa para suas necessidades, desejos, orçamento e clima da região.
Lembre-se que o profissional é muito importante nessa etapa e não deve ser negligenciado, a fim de evitar problemas e dores de cabeça desnecessárias.
Ana Carvalho dedica-se à redação do Click Bahia, onde tem acumulado experiência e vasto conhecimento no mundo digital.