Festival do Licor de Cachoeira 2022 confira a programação

Festival do Licor de Cachoeira 2022 confira a programação

Cachoeira volta a ocupar a posição de Capital do Licor da Bahia ! Isso porque de 10 a 25 de junho será realizada a terceira edição do Festival do Licor, que  promove uma degustação a céu aberto dos melhores licores produzidos em Cachoeira e o concurso “Sabores da Bahia”, com licores de diversas cidades do estado que, a partir da votação do público, serão premiados.

O licor mais votado na categoria “Sabores da Bahia receberá” o selo do prêmio para envelopamento de sua próxima produção, além de R$5.000,00 (cinco mil reais).

As inscrições para participantes estão abertas até o dia 25 de maio e podem ser feitas no site www.festivaldolicor.com

E tudo vai acontecer na “Passarela do Licor” especialmente montada no Porto da Cidade, bem em frente à Rodoviária local, tendo como pano de fundo a centenária Ponte D. Pedro II.

Festival do Licor de Cachoeira
Festival do Licor de Cachoeira

Na “Passarela do Licor” estarão todos os  licores participantes do Festival, mais de 20 confirmados até agora, e o visitante ao entrar receberá uma caneca de barro personalizada que dará direito a uma dose de cada um dos licores inscritos.

Ao final da degustação um totem com QR Code conduzirá à página de votação no melhor licor do festival e cada pessoa votará de seu próprio celular.

O acesso à “Passarela do Licor” custará R$10,00 e será agendado (dia/hora) por sistema disponível no site do Festival, até o limite de 400 visitas por dia.

No total são esperados cerca de 6 mil pessoas durante os 15 dias do evento. Em 2021 o Festival do Licor recebeu, representando a Bahia, o prêmio de Economia Criativa pela Fundação Joaquim Nabuco.

Importância econômica

O Festival do Licor contribui diretamente para fortalecer a produção e o escoamento do produto, tão prejudicado pelo contexto da pandemia, além de incrementar financeiramente os fabricos.

Também contribui para a recuperação do setor turístico no Recôncavo baiano, em especial da cidade de Cachoeira, unindo setores hoteleiros, transporte, restaurantes e agências de viagens.

E mais uma vez consolida a cidade de Cachoeira como Capital do Licor, reafirmando seu potencial de polo produtor da bebida mais consumida nos festejos juninos, além de dar visibilidade aos produtores e impulsionar a venda do licor durante todo o mês de junho.

Festival do Licor de Cachoeira 2022 confira a programação

O projeto Festival do Licor iniciou suas atividades em 2018 com o mapeamento dos licores da cidade de Cachoeira, nomeada como a Capital do Licor por reunir a maior quantidade de produtores e o maior renome na produção da bebida.

O sucesso foi tão grande que desde o primeiro ano em que foi lançado o Festival chamou a atenção dos produtores de licor de diversas outras cidades, interessados em participar da disputa.

Isso porque a “disputa” nunca foi o foco principal do Festival e sim o mote para dar a conhecer os mais de dez fabricantes de licor que existem na cidade.

Em 2019 o festival reuniu 10 produtores de licor de Cachoeira, disputando em duas categorias – melhor licor tradicional e melhor do ano. Em 2020, com a pandemia, o Festival não pôde acontecer devido às medidas de isolamento social.

O grande legado do Festival do licor, sem dúvida alguma é a visibilidade em torno dos produtores de licor, colocando-os em evidência – não só́ os já́ tradicionalmente conhecidos – e alavancar as vendas: a maioria dos empreendimentos viu sua venda triplicar após a realização do Festival do Licor, mesmo com a pandemia.

Siga o Click Bahia no Google Notícias e fique informado com os destaques do dia em primeira mão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *