Como obter o Green Card para morar nos EUA
Confira como adquirir seu Green Card e como morar nos EUA. Morar em outro país é o sonho de muitas pessoas, principalmente brasileiros que juntam dinheiro para conseguir mudar de vida, o país oferece ótimas condições de saúde, moradia e emprego.
Existem diversos tipos de visto tanto temporários como permanentes e para quem deseja construir uma vida nos Estados Unidos, é preciso ir em busca das modalidades de visto mais permanentes.
Uma dessas possibilidades é conseguir o US Permanent Resident Card e ele é normalmente concedido pelo governo estadunidense a imigrantes que querem morar nos EUA e trabalhar lá.
De forma rotineira, a maioria dos vistos ofertados são temporários mesmo para empresas estadunidenses que contratam imigrantes, pois nesse caso o período de residência está diretamente vinculado com o vínculo empregatício, ou seja, caso você seja demitido, o visto se encerra.
Por isso, normalmente nos vistos de trabalho a pessoa já vai com período de contrato pré-determinado com início e fim.
Os vistos de estudo contam com o período de duração equivalente ao curso e neste caso, o estudante fica proibido de trabalhar.
Portanto, a melhor forma de conseguir morar nos EUA definitivamente é começar a lutar pelo seu Green Card.
O Green Card conta com diversas vantagens, pois com o documento em mãos, o imigrante terá direitos similares aos de um cidadão naturalizado dos Estados Unidos.
Podendo trabalhar em serviços de limpeza (ou outros tipos de serviços) ou em qualquer local do país, realizar cursos de formação a um preço acessível, ter acesso à educação, convênio médico, dentre diversos outros benefícios.
Green Card e Cidadania americanas: quais as diferenças?
Apenas pessoas que nasceram nos Estados Unidos podem ser considerados cidadãos se nascerem em solo americano, se nascerem fora do país, mas possuírem pais americanos ou fizer um pedido formal de naturalização.
O Green Card, por mais que seja uma forma de morar nos EUA, é uma modalidade de residência diferente da naturalização.
O Green Card possibilitará o cidadão residência permanente no país sendo inclusive mais rápido do que a naturalização.
Obter a cidadania estadunidense é bastante complexo, demorado e envolve outras questões como possuir residência mínima de 5 anos no país de forma legal.
Métodos de conseguir o seu Green Card
Se você deseja morar no país e conseguir o seu Green Card, existem algumas maneiras de conseguir de forma legal. Confira abaixo algumas delas:
Casamento com americano
Um dos métodos “mais simples” de conseguir o Green Card, é o casamento com americano, fazendo isso e sendo confirmado matrimônio as autoridades quase que reconhecem automaticamente o seu direito a viver e trabalhar nos Estados Unidos.
Mas é preciso tomar cuidado e não forjar nenhum tipo de compromisso nesse sentido, já que todo seu histórico e também o seu casamento passará por entrevistas e análise, pois é considerado um crime Federal e normalmente é fácil identificar a fraude.
Após o casamento você deverá preencher o formulário I-130 do U.S Citizenship and Immigration Services (USCIS).
O imigrante receberá um Green Card provisório com duração de 2 anos e caso após esse tempo o matrimônio ainda persista é marcado novamente uma entrevista para conceder o documento definitivo que possui duração de 10 anos.
Parentes que estão próximos de obter a cidadania americana podem ajudar
Também é possível morar nos EUA solicitando um cartão de residência permanente, através de sua família precisa do preenchimento do formulário I-130 do U.S Citizenship and Immigration Services (USCIS) como ocorre em casos de matrimônio com um americano.
Possuindo parentes próximos como ( como pai, mãe, irmãos ou filhos) que possuam a cidadania você conseguirá solicitar o seu visto de forma permanente.
O empregador pode oferecer uma ajuda válida
Como mencionamos, é possível ter um visto temporário caso você vá empregado, mas o visto só é permitido enquanto você tiver vínculo empregatício com a empresa em questão.
Caso você tenha uma empresa bastante interessada em contratá-lo e o considere indispensável, você pode solicitar a ajuda ao empregador na solicitação juntamente ao governo americano assim transformando seu visto temporário em um Green Card.
Para conseguir morar nos EUA dessa forma, é preciso preencher o formulário I-140 do U.S. Citizenship and Immigration Services (USCIS).
Faça investimentos altos nos EUA
Outra forma de conseguir morar nos EUA de forma permanente seria investindo um alto valor na Bolsa ou abrindo uma empresa no país.
O governo americano conta com diversos programas de incentivo a investidores para gerar empregos e injetar capital nos mercados do país.
Porém, para conseguir esse todo esse processo é necessário ter um alto valor disponível entre $500 mil e US$1 milhão, a depender da região escolhida.
Por isso, talvez essa seja uma opção muito restrita apenas para pessoas de maior poder aquisitivo.
Caso você tenha interesse em emigrar para os Estados Unidos e conseguir o seu visto permanente por lá dessa forma, você deverá preencher o formulário I-526.
Uma das particularidades desse tipo de visto é que brasileiros com cidadania italiana podem conseguir o Green Card e um valor bem mais acessível de no mínimo US$100.00.
Quais são os direitos e obrigações de quem possui um Green Card?
Para aquelas pessoas que desejam morar nos Estados Unidos, ter o seu Green Card é extremamente vantajoso já que ele te garantirá a residência permanente por alguns bons anos.
Você terá acesso a diversos direitos como a saúde, educação, emprego e outros setores do país que podem fazer sua vida alavancar.
Mas, também é preciso cumprir com algumas obrigações como pagar seus impostos estaduais e federais em dia, se registrar junto ao serviço militar para homens de 18 a 25 anos, ter caráter moral, morar de fato no país sem se ausentar por mais de 12 meses (esse tipo de ausência prolongada pode ocasionar a perda do Green Card).
Vale lembrar que mesmo sendo um visto prolongado, o Green Card é temporário e tem validade de 10 anos.
Se você tem interesse em permanecer na sua vida no país, pode valer a pena investir em um processo de naturalização se você preencher os pré-requisitos.