Ralo entupido: como fazer para resolver esse problema?
Seja no banheiro, na cozinha ou mesmo no quintal, o ralo entupido sempre incomoda, pode provocar mau cheiro e até mesmo vazamento de água suja.
Seja no modelo de ralo linear, quadrado ou ralo oculto, é fundamental providenciar o reparo quando não há correta vazão da água.
Embora seja possível realizar algumas manobras caseiras, é certo que dependendo do grau do problema, é necessário chamar um profissional para proceder com a limpeza e assim desobstruir a tubulação.
Veja algumas dicas para resolver o problema do ralo entupido e evitar as complicações desse problema dentro da sua casa.
4 dicas para resolver o problema do ralo entupido
1. Identifique o problema
O ralo pode ser entupido por diferentes fatores. O mais comum é acúmulo de materiais que não se dissolvem com facilidade.
Portanto, para obter eficácia na limpeza é importante identificar o que está causando a obstrução.
O acúmulo de fios de cabelo feminino provocam entupimento do ralo do banheiro. Outro fator prejudicial é jogar absorventes no vaso, sabonetes ou outros objetos.
Dessa forma, a primeira ação é verificar se algum desses itens está causando a obstrução. Assim ficará mais fácil saber como fazer.
Os ralos das pias da cozinha também podem ficar entupidos. Aliás, isso é bastante comum, devido à frequência com que usamos esse espaço.
Restos de alimentos não triturados são os maiores causadores do entupimento.
Os ralos em áreas de lavar ou mesmo nos espaços gourmets podem ser entupidos facilmente, quando o modelo escolhido não possui uma grade com espaços menores entre si.
Isso facilita a descida de objetos e sujeiras que podem ficar paradas na tubulação.
O mesmo pode acontecer com o ralo do quintal. O acúmulo de folhas e outras sujidades podem impedir a completa vazão da água. Sendo assim, verifique o agente causador do entupimento.
2. Aposte nas soluções caseiras
Se você já descobriu o motivo do entupimento, será muito mais fácil proceder com a limpeza e assim ficar livre de vez do problema.
Algumas soluções caseiras ajudam bastante na desobstrução. Veja abaixo algumas sugestões:
- Bicarbonato com vinagre e água quente. Coloque os dois primeiros ingredientes no ralo e abafe por 30 minutos. Após esse período, despeje água fervendo no ralo.
- Soda cáustica e água fervendo. Use luvas de borracha para manusear a soda evitando assim queimaduras. Coloque uma quantidade proporcional ao entupimento. Deixe em repouso no local por 20 minutos. Despeje água fervendo em seguida.
- Use equipamentos. É possível usar mangueiras com jato de água, arame comprido, garrafa pet ou mesmo os desentupidoras manuais. A escolha do mais eficaz depende do grau de entupimento e da sua habilidade em utilizar os acessórios.
3. Contrate um profissional
Embora seja possível usar as soluções caseiras, certamente que algumas situações de entupimentos são muito mais sérias que as outras.
Além disso, é importante considerar a forma como a tubulação foi instalada. Quanto maior o número de curvas, mais difícil será o processo de desobstrução.
Ademais, é preciso se preocupar com a integridade dos canos, pois em caso de danos maiores, a situação vai ficar ainda mais complicada.
Portanto, se você tentou os métodos caseiros e não obteve resultado, bem como, tentou desentupir usando algum equipamento e ainda assim, não obteve sucesso, é hora de se pensar em outra solução eficiente .
A contratação de um profissional experiente na realização desse tipo de serviço, fará toda a diferença.
Pois, ele resolverá o problema do ralo entupido de forma muito mais prática e rápida, além de preservar toda a tubulação, evitando prejuízos maiores.
4. Evite o entupimento
Ao ler esse artigo foi possível perceber que são as ações do dia a dia quando praticadas sem atenção, as principais causadoras do entupimento dos ralos.
Dessa forma, a melhor maneira de evitar o agravamento do problema é tomando alguns cuidados na rotina.
Portanto, ao lavar os cabelos, especialmente os mais compridos, retire o máximo que puder dos fios do ralo ao final da lavagem.
Embora alguns já tenham descido pelo cano, quando menos seguirem esse caminho, menos a probabilidade de entupimento.
Peça aos usuários do banheiro para não jogarem absorventes ou quaisquer objeto dentro do vaso. Se preciso for, coloque um pequeno cartaz alertando.
Faça o mesmo relacionado à pia da cozinha. Alerte a todos sobre a importância de evitar que os alimentos desçam pela tubulação, especialmente quando não há o sistema de trituração de resíduos acoplado à pia.
Nas áreas gourmet, de lavanderia ou no quintal, cuide para que os resíduos maiores não sejam levados para dentro da tubulação.
O modelo de ralo linear é ideal para esses espaços, inclusive para banheiros, pois é maior e muito mais eficiente no escoamento da água. Ademais, suas grades possuem espaços menores, contribuindo para evitar o entupimento.
Conclusão
Mesmo tomando todos os cuidados, pode ser que o ralo fique entupido. Sendo assim, analise a situação e veja se é possível proceder com as soluções caseiras para resolver o problema.
Caso isso não aconteça, peça ajuda de um profissional experiente e capacitado. Se o entupimento for recorrente e você ainda usar o ralo tradicional, observe a possibilidade de instalar o ralo linear e assim garantir maior eficácia no escoamento da água e ainda evitar os entupimentos.
Mineira vidrada em redes sociais, estudante de nutrição, redatora, revisora e amante das palavras.