INSS libera extrato com novos valores de aposentadoria e pensão
Beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem consultar os extratos de pagamento com os valores reajustados da aposentadoria e pensão.
O órgão está liberando os extratos aos poucos, por isso, de alguns beneficiários podem estar sem atualização do novo valor.
Para consultar, é preciso acessar com seus dados no site ou no aplicativo Meu INSS (Android e iOS).
Os extratos vão mostrar os novos valores dos benefícios. Lembrando que quem ganha um salário mínimo, passará a receber R$ 1.212,00 por mês.
De acordo com a Folha de São Paulo, são 23.463.947 recebem o salário mínimo. Outros 12.110.325 ganham acima do piso nacional, estes receberão um aumento de 10,16%, sendo que o máximo (teto) que pode ser pago pelo INSS é de R$ 7.087.
Para quem ganha um salário, os pagamentos com os valores corrigidos serão feitos entre 25 de janeiro e 7 de fevereiro. Os demais receberão a partir do dia 1º de fevereiro.
O que vem no estrato do INSS
- Valor total de MR (mensalidade reajustada) do período: valor do benefício com reajuste anual sem os descontos;
- Consignação empréstimo bancário: se houver, trata-se de desconto de empréstimo que é descontado diretamente na fonte de pagamento;
- Abatimento a beneficiário maior de 65 anos: beneficiários acima desta idade possuem cota extra de isenção do Imposto de Renda;
- Imposto de Renda retido na fonte: desconto de IR, se houver.