Lanchas escolares da Marinha do Brasil fará parte do transporte escolar 2022? É fake ou verdade? Entenda
O vídeo que acompanha a publicação mostra um projeto realizado entre 2010 e 2012, portanto anterior à gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL), quando a Base Naval da Marinha em Natal, no Rio Grande do Norte, fabricou barcos para transporte de alunos em regiões ribeirinhas.
Essa iniciativa fez parte do programa Caminho da Escola de Lanchas Escolares — uma parceria entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação, e a Marinha.
Por telefone, a assessoria de comunicação do Comando do 3º Distrito Naval da Marinha, na capital potiguar, informou não haver nenhum projeto similar no momento. Também confirmou que a filmagem é antiga.
O vídeo que vem sendo compartilhado como se fosse atual é, na verdade, uma reportagem de 2011 sobre uma das bases navais que fizeram parte do projeto, a Base Naval de Natal, no Rio Grande do Norte.
Uma busca reversa em plataformas como o Google Images indicou que a gravação foi disponibilizada na internet pela primeira vez em 3 de outubro de 2011.
A gravação, de pouco mais de dois minutos, diz que 100 lanchas já foram entregues e mostra ainda um mapa com as cidades onde os barcos já estão sendo utilizados.
A repórter ainda menciona que o projeto é parte do programa Federal Caminho da Escola, financiado pelo FNDE, especialmente para crianças que moram em regiões ribeirinhas.
O próprio vídeo informa que a fabricação das embarcações não é recente. Aos 22 segundos de vídeo, a repórter explica que a produção das lanchas na Base Naval de Natal começou em abril de 2010, portanto oito anos antes de Jair Bolsonaro (PL) ser eleito presidente.
Com informações do Folha