Lustre para sala de jantar: aprenda a iluminar a sua sala
Para saber se o lustre para sala de jantar é ideal e vai combinar com a sua decoração leia esse post, pois aqui vou falar um pouco desse assunto para você acertar na sua escolha.
Uma boa iluminação, a escolha ideal para seu ambiente e como cuidar dessa peça são alguns dos pontos que vamos ver por aqui.
Iluminação da sala de jantar com um candelabro
Antigamente quando o candelabro foi criado servia para iluminar todos os cômodos da casa por não haver energia elétrica, atualmente ele ainda tem a mesma função, porém se tornou uma peça decorativa muito intimista.
Com vários modelos tanto tradicionais como os mais modernos, com três ou até nove velas que podem ser aromáticas, ter várias cores e as de led que também mantém o charme.
Um candelabro de mesa que é o tradicional mede entre 15 centímetros a 45 centímetros e os de teto e de parede também são uma opção.
O candelabro pode ser usado na sala de jantar sobre a mesa para compor a decoração e promover uma meia luz, criando um ar mais romântico em ocasiões especiais.
Dicas para pendurar um lustre na sala de jantar
O lustre para sala de jantar é uma escolha que deve combinar com outros elementos e estilo do ambiente, e pensar também na boa iluminação que ele deve proporcionar.
Após você ter feito a escolha do seu lustre, tendo em mente que hoje também é uma peça de decoração com seu design clássico ou extravagante, o segundo passo é a posição que ele vai ficar e a distância que deve ter da mesa, lembrando que muito próximo à mesa pode atrapalhar por conta da luz.
Salas com o pé direito duplo você pode optar por um lustre grande que chama mais atenção, em salas com pouco espaço você pode optar por pendrives.
É interessante também escolher bem as cores das lâmpadas para ter um ambiente aconchegante.
Exemplos de lustre para sala de jantar
- Articulado usado na mesa ou no chão;
- Arandela são de parede pode ser usado em salas de jantar, porém, é normalmente usado em corredores e halls de entrada e em ambiente aberto;
- Sobrepor são aqueles que ficam instalados de maneira exposta suspensos no teto como os pendentes e tendo o foco em direções diferentes, e os plafons que são os que ficam rente ao teto;
- Embutir ficam escondidos, e decoram o ambiente dando um ar aconchegante.
Os mais clássicos ou tradicionais são os que se assemelham ao candelabro, e os de estilo oriental são exóticos e claros.
E os mais modernos com o ar jovem e colorido. Por serem ligados a sofisticação e requinte acabam sendo uma peça de decoração em qualquer cômodo da casa, ficando cada vez mais em evidência.
Porém, existe uma pequena diferença entre lustres e pendentes, os lustres têm pequenos braços e estruturas para o uso de mais lâmpadas. O pendente menos sofisticado não possui estruturas na lateral.
Como limpar e manter o seu lustre de cristal
Caso o lustre para a sala de jantar da sua casa seja de cristal, vou lhe dar algumas dicas de como limpar essa peça luxuosa.
Para começar, certifique-se de que as luzes foram desligadas na chave central para evitar qualquer tipo de acidentes e de que as lâmpadas estão frias e para prevenir forro o chão com algo macio como uma coberta ou edredom, caso caia alguma peça de cristal não quebra.
Tendo tomado os cuidados adequados com a sua segurança, tire fotos para não esquecer a onde estava cada peça.
Posicione a escada e retire uma peça por vez ao invés dele inteiro, coloque em cima de uma superfície macia e remova o pó, após esse processo utilize água e sabão líquido neutro ou detergente limpando um a um.
Repita o processo com cada peça e seque-as em seguida. As estruturas são feitas de inox, na maioria das vezes para fazer sua limpeza use um pano macio com álcool. Crie uma rotina de limpeza para não acumular sujeira no seu lustre.
Lustres para casa grandes e mesas grandes
O lustre para sala de jantar deve combinar com todo ambiente e com a mesa também.
É bom que têm sempre novidades no mercado para deixar o design da sua casa nova.
Vamos lá, primeiramente examine o tamanho do ambiente para colocar lustre ideal em cada cômodo da sua casa, mas considere os objetos de decoração que você já tem nesse ambiente para não ficar desarmônico ou pesado.
Em espaço grande você pode colocar lustres maiores com ramificações, isso resultara em uma iluminação mais abrangente, em corredores, por exemplo, use peças lineares para acompanhar o sentido da passagem.
Em ambientes maiores o ideal é deixar o lustre aproximadamente a 2,13 m de distância do chão.
Para as mesas de jantar vale a mesma regra, lustres maiores para mesas maiores e menores para mesas menores, escolha conforme a decoração já existente, e as cores das lâmpadas também é importante para esse ambiente.
As distâncias entre a mesa e o lustre também devem ser levadas em consideração, pois o espaço deve ser limpo para que as pessoas possam se olhar enquanto fazem suas refeições na sala de jantar, a medida comum entre a mesa e o lustre deve ser de 75 cm a 80 cm.
Considerações finais
Agora que você tem informações sobre lustre para sala de jantar e outros cômodos da sua casa, já pode começar escolher o que mais combina com o seu estilo e com as decorações que já tem na sua casa.
Invista também em uma iluminação aconchegante como luzes amarelas que são quentes ou lâmpadas fluorescentes que dão sensação aconchegante para os lustres pendentes.
Os lustre coloridos também ajudam a deixar o ambiente mais alegre e pode fazer parte da sua decoração.
É claro que o mais importante é que você goste desse ambiente que irá desfrutar momentos inesquecíveis com a sua família e amigos.
Fernanda Smith é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Federal do Rio de Janeiro o, formada em Jornalismo na mesma instituição torcedora do rubro negro.