5 Melhores Instrumentos Musicais para Crianças para o aprendizado na infância
Os melhores Instrumentos musicais para crianças podem ser variados, dependendo muito do avanço de aprendizagem de cada criança.
Cabe também ao professor informar os pais sobre o andamento do aluno e sobre o projeto de educação musical.
Nem todas as crianças se tornarão músicos profissionais, mas todos devem ter a oportunidade de adquirir uma boa formação que lhes permita tirar partido do enorme potencial cognitivo, recursos e criatividade musical.
Um curso de música bem feito é um presente para a vida toda. Mas, para escolher o curso, primeiro é necessário escolher o instrumento que será desenvolvido para a aprendizagem.
Melhores instrumentos musicais para crianças
Portanto, leia conosco e confira um breve catálogo de instrumentos musicais para crianças, aqueles mais recomendados.
Leia conosco, vamos lá!
1. Piano
O piano é o instrumento mais conhecido, o mais completo do ponto de vista harmônico e o que permite produzir sons precisos desde as primeiras aulas de escala musical.
Você pode começar muito jovem, mesmo aos três/quatro anos, tendo o cuidado de manter o aspecto lúdico do aprendizado e cuidar da postura e respiração para evitar tensões musculares causadas pela posição estática.
2. Instrumentos de corda
Os instrumentos de corda são uma grande família: os mais conhecidos são o violino, a viola, o violoncelo e o contrabaixo.
Eles exigem um bom controle e independência dos braços fazendo movimentos diferentes.
Alguns métodos de ensino permitem uma abordagem correta até mesmo para crianças muito pequenas, mas geralmente, pelo menos o início do ensino fundamental é esperado.
3. Instrumentos de sopro
Existem muito divididos em sopros (flauta doce e flauta transversal, oboé, clarinete, sax, fagote) e metais (trompete, trombone, tuba, trompa).
Além do clarinete que também pode ser iniciado aos seis/sete anos, os demais exigem o aparecimento da dentição definitiva e um certo peso corporal para permitir exercícios respiratórios.
São um excelente treino para as funções ligadas à boca e à respiração.
4. Instrumentos de tradição não sul americana
Os instrumentos de tradição não sul-americana, como a percussão, são constituídos por um número praticamente ilimitado de tipos: geralmente nas escolas particulares, a bateria é estudada a partir dos oito/nove anos, mas todas as crianças fazem “experiências” na percussão desde muito pequenos.
É um excelente curso de estudo para disciplinar a energia e a agressividade e para trabalhar a coordenação.
5. Instrumentos de cordas dedilhadas
O mais famoso é o violão, que todos os meninos e meninas, mais cedo ou mais tarde, tentam tocar. É uma ferramenta mais complexa do que você pensa.
Começa sempre por volta dos sete/oito anos, mas também pode começar quando for mais velho, principalmente na adolescência, e também aprender a tocar guitarra ou baixo.
A harpa clássica e a harpa celta são instrumentos exigentes, mas de grande beleza sonora.
Este foi o nosso guia sobre qual o instrumento mais fácil de aprender quando se está na infância, ou seja, os instrumentos musicais para crianças mais recomendados.
Como podemos ver, são muitas as opções que os pequenos podem escolher para seu aprendizado.
Ficou com dúvidas? Comente abaixo. Até a próxima!