Melhores picos do Brasil para voar de parapente: confira a lista
O parapente, ou paraglider, é um esporte radical bastante popular e parecido com o paraquedismo, visto que é preciso saltar de um ponto alto com a ajuda de um paraquedas que abre e faz com que o indivíduo fique planando no ar.
Contudo, nessa modalidade, o parapentista aproveita um voo mais dinâmico e calmo, podendo apreciar a paisagem, mas sem deixar de lado a adrenalina e emoção.
Sendo assim, se você tem interesse em praticar esse esporte algum dia, continue acompanhando o post de hoje e veja quais são os melhores picos do Brasil.
Morro do Careca, Itajaí, Santa Catarina
Itajaí é conhecida por suas belezas naturais incríveis, abrigando a badalada Praia Brava, boas opções de lazer e dividindo o Morro do Careca com a vizinha Balneário Camboriú.
Com excelente qualidade de vida e muito bem desenvolvida, muitas pessoas inclusive decidem procurar uma imobiliária em Itajaí a fim de instalar-se de vez no município.
Mas, se você procura por aventura, saiba que o Morro do Careca é o lugar ideal, sendo que voos duplos podem ser feitos tranquilamente.
Portanto, é a oportunidade ideal para quem quer experimentar o esporte pela primeira vez junto de pilotos mais experientes.
A mais de 100 metros acima do nível do mar, você com certeza terá uma vista incrível para apreciar.
Pico da Cascavel, Socorro, São Paulo
Considerado um dos melhores lugares do Brasil para voar de parapente, o Pico da Cascavel é um excelente lugar para conhecer, estando a 1200 metros acima do nível do mar.
Com diversas opções de esportes radicais, o local é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.
Além disso, ela ainda abriga outro ponto, o Mirante da Pedra Bela Vista, procurado também pelos amantes de asa-delta.
Esse pico é o local mais alto da cidade, possuindo vista incrível para a mata preservada da região.
Ninho das Águias, Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul
Cercada por montanhas, morros e picos, essa região é ideal para voar de parapente, sendo que o Ninho das Águias é o melhor ponto para praticar essa atividade.
Ele está localizado a cerca de 8 km do centro da cidade, contando com rampas gramadas e de concreto em excelentes condições.
Sendo assim, é possível realizar voos que podem alcançar até 3 mil metros de altitude, permitindo observar toda a paisagem exuberante da Serra Gaúcha.
Pico do Ibituruna, Governador Valadares, Minas Gerais
Esse é o melhor ponto da região, recomendado realizar o voo ao entardecer para observar o por do sol a cerca de 1200 metros acima do nível do mar.
A paisagem é incrível e o local abriga mais de 10 rampas naturais e de madeiras para os saltos.
Além disso, devido à formação de térmicas duráveis, é possível realizar voos mais altos e longos, oferecendo uma experiência inesquecível para os viajantes.
Inclusive, o local já foi palco de diversos campeonatos, como o mundial de parapente.
Rampa de Ubá, Castelo, Espírito Santo
A cidade de Castelo já sediou a Copa Mundial de Parapente por 4 vezes, além de receber diversos campeonatos brasileiros dessa modalidade.
Sendo assim, é aqui que está um dos melhores lugares para voar de parapente do estado e também do Brasil.
A 950 metros de altitude, o local tem algumas peculiaridades relacionadas ao voo livre, conhecida ao redor do mundo devido às boas formações térmicas, condições de voo e vários pousos do decorrer do sítio de voo.
Aqui, além de montanhas, você também irá sobrevoar por precipícios, cachoeiras e diversas atrações naturais incríveis.
Rampa da Praia do Sol, João Pessoa, Paraíba
João Pessoa é um ótimo lugar para os iniciantes do esporte, principalmente pelas condições de vento, fortes e ideais.
A Rampa da Praia do Sol é uma das mais visitadas, visto que possui excelentes ventos para a prática, sendo possível voar a mais de mil metros de altitude observando o mar, coqueiros, falésias coloridas e muito mais.
Com vento limpo e sem turbulência a 40 metros de altitude e desnível, o local é muito seguro.
Pedra Bonita, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Por fim, a Pedra Bonita não poderia ficar de fora de nossa lista, um dos destinos mais famosos e populares não somente do Brasil, como também de todo o mundo.
Considerada também um ponto turístico, a rampa está localizada no Parque Nacional da Tijuca e tem quase 600 metros de altitude, sendo possível ver a famosa Pedra da Gávea e outros principais pontos turísticos, como o Corcovado e o Morro dos Dois Irmãos.
Então, agora que você conhece alguns dos melhores lugares do Brasil para voar de parapente, já pode escolher qual será seu próximo destino de viagem.
Lembre-se que, caso não seja praticante, é fundamental contar com a ajuda de profissionais capacitados e experientes para guiarem seu voo, garantindo a melhor experiência e segurança.