O que é perícia grafotécnica e para que serve?
A perícia grafotécnica serve para identificar se uma assinatura foi falsificada. Ela vai usar como base documentos com a assinatura oficial da pessoa para comparar.
As pessoas comuns fazem isso se baseando no desenho das letras. Para elas se os traços forem iguais, isso basta para dizer que é a mesma letra.
Mas para que você conheça mais sofre essa ciência, preparamos este conteúdo. Nele vamos tirar todas as suas dúvidas a respeito dela.
Ficou interessado? Então continue lendo este artigo e descubro o que é, para que serve e quem pode fazer esse serviço.
O que é perícia grafotécnica?
Bem, a perícia grafotécnica é uma ciência, onde seu objetivo é analisar a veracidade material de uma assinatura e sua autoria. Ela usa como base o ato de comparar aquela escrita com outros documentos tidos como oficiais.
Sabe-se que duas pessoas não podem ter os mesmos traços de escrita, mesmo que treinem muito. Isso porque, cada pessoa tem uma forma única de escrever e pode ser fácil de identificar.
Essa perícia é uma opção atualmente, em caso de concursos e vestibulares. Nesse caso ela irá funcionar da seguinte forma: ao receber a prova você escreve uma frase, caso passe para a fase 2, deve escrever a frase novamente.
Então um perito grafotécnico irá avaliar se as frases foram escritas pela mesma pessoa. Isso evita fraude, ou que outra pessoa faça a prova no lugar do candidato.
Além disso, outros profissionais vão em busca da perícia grafotécnica para ajudá-los a esclarecer algumas dúvidas. Logo eles podem solicita o serviço de peritos especializados para a tarefa.
Para que serve uma perícia grafotécnica?
Bem, esse serviço tem muitas funções além de analisar a autoria de assinaturas. Mas, vamos ver outras serventias para essa perícia. Confira:
- Chegar se houve alguma alteração no documento. Neste caso o perito irá verificar emendas, rasuras, entre outros pontos que possam interferir na veracidade;
- Resgatar um arquivo danificado. O profissional pode olhar documentos rasgados, molhados, queimados, etc., Além disso, ele pode avaliar textos cobertos por tintas ou corretivos;
- Identificar fraudes, além do que citamos acima, é possível ver se houve algum abuso de folha assinada em branco. Além disso, é possível ver se foi assinado com tinta invisível.
Mas, esse trabalho não é fácil. Para isso o perito precisa ter um treinamento, além de possuir uma licença para exercer essa função.
Como funciona uma perícia grafotécnica?
Bem, ela é feita através por um método de confronto, onde um lado fica o questionado. Enquanto, do outro lado está o documento com a assinatura real.
Então, às duas peças são confrontadas para descobrir a veracidade. Logo, a perícia grafotécnica faz os testes e depois anota os resultados.
Por fim se o teste final tiver como resultado positivo quer dizer que foi a própria pessoa que escreveu. Ou seja, essa assinatura é verdadeira.
Caso aconteça o contrário quer dizer que foi falsificado. Bem simples de resolver, mas somente pessoas treinadas podem fazer esses testes.
Quem faz perícia grafotécnica?
Um perito é o responsável por analisar e definir se a assinatura é autêntica. Além disso, deve notificar se houver algo diferente na grafia que possa ser sinal de fraude.
Mas não é 100% necessário que você seja de uma área em questão. Isso porque outros profissionais podem acabar tendo interesse.
Por exemplo, quem terminou o ensino médio, quem trabalha ou estuda coisas, como: História, Pedagogia, Direito, entre outros. Então, você só precisa fazer um curso para ficar por dentro e adquirir conhecimento em grafos copia.
Mas caso você queira ser perito judicial é preciso ter uma formação superior. Em outras palavras precisa ser formado em alguma área de atuação.
Essa é uma área com grandes oportunidades de trabalho. Além disso, você pode atuar como autônomo e o valor que recebe é muito bom.
Bem. se você gostou dessa área e quer investir em uma nova carreira, essa é uma ótima escolha. Logo, conheça a Nero Perícias, eles oferecem o curso de perito, no formato 100% online e com certificado ao final do curso.
Conclusão
Em suma você um pouco sobre essa área que vem crescendo nos últimos anos. Além disso, viu como ela funciona e quem pode investir nela.
Caso tenha se interessado não perca tempo e invista em uma nova carreira. É uma ótima oportunidade para você ganhar dinheiro.
Além de ser possível prestar serviços de forma particular. Por isso siga a nossa dica e não perca tempo.
Gostou desse conteúdo? Esperamos ter ajudado em sua busca, deixe seu comentário caso tenha alguma dúvida, ficaremos felizes em ajudar.