Óleo de coco para que serve e como devo usar?
O óleo de coco é um produto retirado do fruto sem passar por nenhum tipo de processo de refinamento ou desodorização, o que garante a preservação de seus nutrientes.
O óleo de coco natural é extraído da própria polpa do coco fresco e é rico em ácidos graxos essenciais para a saúde do corpo, tanto interna como externamente garantindo uma série de benefícios.
Óleo de coco para que serve
A indústria utiliza o óleo de coco para diversos usos, a começar pela indústria de cosméticos que produz produtos como sabões e cremes à base de óleo de coco.
Em forma de sabão, o óleo de coco tem efeito umectante e se aplicado na pele cria uma camada protetora que impede a eliminação de líquido, ajudando na hidratação natural.
Quem tem pele irritada ou está com inflamações, pode encontrar no óleo de coco um verdadeiro azeite para tornar a pele sedosa e livre de qualquer agente externo que cause esses problemas.
Mas não é só isso, o óleo de coco natural também pode ser usado na cozinha, para temperar saladas e preparar pratos diversos.
Como dissemos, ele tem ácidos graxos importantes para a saúde aumentando o sistema imunológico, facilitando a digestão e ajudando o organismo a absorver melhor os nutrientes consumidos.
Benefícios do óleo de coco, óleo de coco emagrece?
Mais além de ser usado na fabricação de cosméticos e ser usado para fins culinários, o óleo de coco pode ser consumido como um alimento complementar.
Você encontra esse produto de diversas formas, as mais comuns são o óleo de coco em cápsulas ou o óleo de coco natural, tendo também a opção de óleo de coco extra virgem.
Os principais benefícios do óleo de coco são:
- Melhorar o sistema imunológico,
- Evita o desequilíbrio do metabolismo, o que favorece o funcionamento da tireóide,
- Diminui o colesterol ruim e aumenta o bom fazendo uma limpeza no sangue,
- Protege o fígado dos efeitos tóxicos do álcool,
- Fortalece os ossos, prevenindo doenças como osteoporose.
Há muitos benefícios do óleo de coco, mas há uma batalha entre especialistas quando o assunto é emagrecimento. Muitas pessoas tomam óleo de coco em cápsulas para emagrecer e até conseguiram bons resultados.
Porém, há médicos e nutricionistas que duvidam que o óleo de coco natural seja um agente capaz de provocar a perda de peso. A principal explicação desses médicos é que o óleo de coco é rico em gorduras saturadas.
Óleo de coco para cabelo funciona mesmo?
Como fazer para o cabelo crescer? Outro erro comum de muitas pessoas é usar o óleo de coco para o cabelo.
O produto é um ótimo hidratante, mas só deve ser usado em cabelos muito ressecados sem usado apenas na extensão das mechas, nunca próximo ao couro cabeludo.
Para poder aplicar óleo de coco nos cabelos é necessário tomar alguns cuidados, pois ele deve ser aplicado na forma líquida.
Um desses cuidados é não deixar o produto cair na roupa, aplique como se fosse um creme de hidratação apenas no comprimento dos fios, evitando o contato do produto com o couro cabeludo e enrole em uma touca de plástico ou toalha quente.
Deixe agir por uns 15 minutos e enxágue completamente evitando resíduos no cabelo.
Vale apostar também em produtos a base de óleo de coco que já estarão preparados para serem aplicados.
Não esqueça de seguir as recomendações da embalagem.
Esse tipo de tratamento é ideal para deixar os cabelos hidratados e macios, isso também pode melhorar a cor dos fios, mas evite fazer muitas vezes, pois os cabelos podem ficar oleosos. Faça apenas se as madeixas estiverem secas ou extra-secas.