Óleo de peixe ômega 3 benefícios e cuidados
O óleo de peixe é um suplemento alimentar importante por trazer ao organismo a quantidade ideal de ômega 3, um ácido graxo essencial para o corpo.
O consumo do óleo de peixe traz diversos benefícios para a saúde e por este motivo é preciso incluir o consumo diário do óleo de peixe para não deixar o organismo com falta dos ácidos graxos essenciais.
O ômega 3 é encontrado em diversos peixes, mas o óleo de peixe considerado realmente bom para o consumo são retirados de peixes que vivem em águas profundas como o salmão, atum, bacalhau, cação e albacora.
Há outras fontes de ômega 3, como girassol, soja, milho, brócolis, couve, rúcula e espinafre, porem o ômega 3 desses alimentos são de cadeia curta, menos indicados para promover os benefícios desejados com o consumo do óleo de peixe.
Quem mantém uma dieta saudável precisa incluir esses alimentos com verduras e peixes, mas também podem se valer do consumo desse suplemento que oferecem uma dose ainda maior de ômega 3.
Ômega 3 para que serve?
Há diversas outras doenças que podem ser tratadas com o óleo de peixe que pode ser adquirido em cápsulas em drogarias e farmácias de manipulação.
O ômega 3 é o principal benefício do óleo de peixe e ele serve para melhorar e muito a qualidade de vida, tratando e prevenindo problemas cardiovasculares ao diminuir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL).
O consumo desse ácido graxo é tão importante que você consegue tratar até mesmo casos de obesidade que acontecem muitas vezes por um processo de inflamação do organismo.
Ao reduzir o colesterol ruim e tirar as inflamações do seu corpo é possível perder peso através da produção de hormônios que dão a sensação de saciedade e melhoram o intestino.
São esses mesmos hormônios que melhoram o quadro de depressão, ainda falando sobre a mente o consumo de óleo de peixe melhora a memória e consegue até prevenir o Alzheimer.
Para quem faz atividades físicas o consumo do ômega 3 também é essencial.
Ele vai aumentar a vitamina E do organismo e isso melhora as lesões musculares por conta do processo anti-inflamatório.
Como você pode ver o ômega 3 encontrado no óleo de peixe trás benefícios importantes para quem quer melhorar a qualidade de vida, promovendo o bom funcionamento do organismo e evitando doenças.
Benefícios do óleo de peixe
Você já deve ter visto propaganda de óleos de peixe, essas propagandas não falam mentira, realmente a medicina comprova diversos benefícios que este tipo de gordura traz para o corpo, quer conferir?
- Diminui os níveis de trigliceres e colesterol ruim (LDL);
- Melhora o colesterol bom (HDL);
- Óleo de peixe emagrece;
- Previne e trata problemas cardiovasculares;
- Melhora problemas como depressão e ansiedade;
- Diminui e controla a diabetes;
- Tira a inflamação do organismo;
- Reduz problemas de artrite;
- Aumenta a imunidade;
- Ajuda na perda de peso;
- Evita inflamação em que faz treinamento físico;
- Melhora dores (causadas por processos inflamatórios);
- Aumenta os níveis de serotonina (hormônio responsável pela sensação de bem-estar e saciedade);
- Combate o estresse.
Veja abaixo o vídeo onde a nutricionista apresenta mais benefícios do ômega 3, suas diferenças e como devem ser utilizado.
EPA DHA
O ômega 3 que encontramos no óleo de peixe também atua na saúde das membranas celulares que mantém as células saudáveis e auxiliando na diminuição do armazenamento da gordura nas células de gorduras, chamadas adipócitos.
O EPA (ácido eicosapentaenóico) é um dos ácidos que encontramos no ômega 3 que é responsável por regularizar o fornecimento de sangue no cérebro.
Já o DHA (ácido docosaexaenóico) tem a função de ajudar as membranas do cérebro melhorando a melhora e a função cognitiva.
Mineira vidrada em redes sociais, estudante de nutrição, redatora, revisora e amante das palavras.