Saiba como fazer a devolução do Auxílio Emergencial
Mais de 625 mil pessoas receberam o SMS do Ministério da Cidadania comunicando que terão que devolver o Auxílio Emergencial.
Se você recebeu essas mensagens e não sabe como proceder, nós vamos te ajudar. Mas antes, verifique se as mensagens foram enviadas pelos números 28041 e 28042.
As mensagens contém as seguintes informações:
- Para quem recebeu fora das regras: “O CPF ***.456.789-** tem parcelas a devolver do Auxílio Emergencial. Devolva todas as parcelas em gov.br/devolucaoae. Fraude denuncie em gov.br/falabrae”;
- Para quem é beneficiário do Bolsa Família e recebeu fora das regras: “O NIS ***456.789** tem parcelas a devolver do Auxílio Emergencial. Devolva todas as parcelas em gov.br/devolucaoae. Fraude denuncie em gov.br/falabrae”;
- Para os chamados ExtraCad: “O CPF ***.456.789-** possui DARF do Imposto de Renda em aberto relativo ao Auxilio Emergencial. Pague o valor ou denuncie fraude. Acesse gov.br/dirpf21ae”;
- Para os públicos do Cadastro Único e do Bolsa Família com DARFs sem pagamento: “Consta DARF do Auxílio Emergencial em aberto no seu Imposto de Renda para o CPF ***.456.789-**. Pague o valor ou denuncie fraude. Acesse gov.br/dirpf21ae”.
Confirmando, é hora de seguir o passo a passo para devolver o valor do Auxílio Emergencial.
Há um link na mensagem para um site gov.br, que são os sites oficiais do governo federal, você deve clicar neste link e seguir o passo a passo.
As notificações foram emitidas após uma nova malha fina feita pela Receita Federal que identificou pessoas com o perfil financeiro maior do que era permitido para acessar o benefício.
Como devolver o Auxílio Emergencial
Acesse o link da mensagem e siga o passo a passo:
- Informe o CPF do beneficiário
- Registre a data de nascimento
- Clique no botão “não sou robô”;
- Clique em “consultar”.
- Depois, escolha a parcela do auxílio que deseja emitir (o valor apresentado será referente à parcela selecionada e não ao total do que foi recebido. Se a opção para a escolha da parcela que deseja emitir a GRU).
- Então selecione a opção de pagamento da GRU (Guia de Recolhimento da União) – “Banco do Brasil” ou “qualquer Banco”.
No final deste procedimento você conseguirá emitir a guia de recolhimento para fazer o pagamento e assim devolver o valor recebido no Auxílio Emergencial.
Este é o terceiro lote de mensagens enviadas ao longo de 2021, a campanha visa recuperar dinheiro público e até o dia 18 de novembro foram devolvidos aos cofres públicos aproximadamente R$ 66,3 milhões.