Vítimas das enchentes na Bahia e Minas podem sacar o FGTS
Entre as modalidades que autorizam o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é o estado de calamidade pública. Diante das enchentes que atingiram Minas Gerais e Bahia nos últimos dias, a Caixa autorizou os saques.
O saque é autorizado após a cidade baixar o decreto declarando estado de calamidade. Depois disso, o Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio de portaria, reconhece a gravidade da situação.
Após estas duas etapas, os trabalhadores poderão ir até a agência da Caixa mais próxima com seus documentos originais (RG, CPF, Carteira de Trabalho e comprovante de residência) solicitar o saque.
Outra forma de pedir o benefício é por meio do aplicativo FGTS, na opção ‘Saque Digital’. O valor do saque será o saldo disponível na conta do FGTS, na data da solicitação.
Mas fique atento: o valor máximo que pode ser sacado é de R$ 6.220,00 para cada evento caracterizado como desastre natural. Quem tiver um saldo maior que este valor, ficará com crédito disponível na conta sem a possibilidade de saque (a menos que venha a ser demitido sem justa causa ou se enquadrar em outras opções de saques que não seja por calamidade pública).