Vítimas das enchentes na Bahia e Minas podem sacar o FGTS
Entre as modalidades que autorizam o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é o estado de calamidade pública. Diante das enchentes que atingiram Minas Gerais e Bahia nos últimos dias, a Caixa autorizou os saques.
O saque é autorizado após a cidade baixar o decreto declarando estado de calamidade. Depois disso, o Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio de portaria, reconhece a gravidade da situação.
Após estas duas etapas, os trabalhadores poderão ir até a agência da Caixa mais próxima com seus documentos originais (RG, CPF, Carteira de Trabalho e comprovante de residência) solicitar o saque.
Outra forma de pedir o benefício é por meio do aplicativo FGTS, na opção ‘Saque Digital’. O valor do saque será o saldo disponível na conta do FGTS, na data da solicitação.
Mas fique atento: o valor máximo que pode ser sacado é de R$ 6.220,00 para cada evento caracterizado como desastre natural. Quem tiver um saldo maior que este valor, ficará com crédito disponível na conta sem a possibilidade de saque (a menos que venha a ser demitido sem justa causa ou se enquadrar em outras opções de saques que não seja por calamidade pública).
Jornalista formada, trabalha para veículos online desde 2003 e, ao longo desses anos, tem escrito para diferentes sites e blogs.