3 atividades lúdicas para crianças

3 atividades lúdicas para crianças

Sabemos que essa nova geração está muito ligada às telas, seja da televisão, do computador/notebook/tablets e principalmente dos celulares. Por isso, hoje você vai aprender 3 atividades lúdicas e interativas para crianças, fora das (vilãs) telas.

É claro que esse assunto é bastante polêmico, pois muitos pais não concordam e cada qual com sua opinião. O intuito é ajudar as pessoas que se interessam por essas atividades que podem beneficiar sua criança de diversas maneiras.

“Ah, é, Pri? Mas como vai ajudar?”

Esse tipo de atividade ajuda bastante em diversos aspectos, seja a coordenação motora da criança, aflora a criatividade, o senso de limpeza e organização, se estiver fazendo com outras crianças, também trabalha o coleguismo e o lado da equipe, memorização, empatia etc.

Vale ressaltar que essas atividades podem ser dicas, não só para os pais e familiares, mas também para profissionais que trabalham com crianças, como professores. Afinal, não são apenas brincadeiras, tem todo um lado educacional.

Agora que já ficou claro o quão importante essas atividades são, vamos a elas.

As atividades

A primeira atividade é bastante comum e é a pintura! Ela é uma das preferidas, entre a maioria das crianças e é bastante interessante, pois trabalha demais a coordenação motora. O que é bacana também são as várias opções para pintar: lápis de cor, giz de cera, tinta e afins.

Eu destacaria aqui a pintura com tinta própria para criança e usando as mãozinhas. Dessa forma, a criança também interage com o próprio corpo e dá asas a sua imaginação. Lembrando que, esse momento pode existir a famosa sujeira.

Então, papais, já preparem as crianças com aquela roupinha mais velhinha, própria para isso e num espaço apropriado. Assim, a diversão fica mais leve, sem preocupação e longe das broncas sobre possíveis manchas.

 

Primeira atividade lúdica: a pintura
Pintar é uma atividade simples e que a maioria das crianças adoram.

Gostou da primeira? Vamos então para a segunda.

Já a segunda atividade podemos ir um pouco mais além, trabalhando com a parte manual, em primeira instância, e depois, o intelecto com a diversão. Já sabe o que é? Eu conto: teatro de fantoches.

Você pode, junto das crianças, criar seus próprios personagens para depois fazer as historinhas, como se fosse um teatro ou algo mais simples. Uma sugestão sustentável e de baixa custo é criar com o rolo do papel higiênico, o papelão, quando acaba.

Ali, você consegue criar personagens, desenhar com canetinha, pintar, colar linha, tecidos velhos, enfim, o que tiver em mãos e o que a criatividade permitir.

Depois dos fantoches prontos, é hora de criar as histórias. As crianças são muito criativas e com certeza sairão grandes histórias. Se alguém for mais tímido, pode de repente só descrever o fantoche para participar da brincadeira.

O intuito aqui é deixar as crianças fora das telas tecnológicas e não causar algum tipo de desconforto emocional.

Fantoches são uma ótima opção de atividade.
Juntar história, criatividade e diversão, é sem dúvida, trazer uma ótima atividade para as crianças.

E já que foi falado da timidez, vamos para a terceira atividade que pode ajudar ainda mais nesse aspecto: a mímica.

Essa é uma brincadeira super antiga, mas parece que não sai de moda e ainda bem, afinal, ela superajuda as crianças, além de divertir. Ah, claro, você não precisa de nenhum tipo de adereço ou objeto para brincar.

Mas, não é só o momento diversão. A mímica ajuda também na coordenação motora da criança, proporciona mais desenvoltura, ajudando na timidez e principalmente, no uso da linguagem verbal e corporal.

E a atividade da mímica?
Você já fez essa atividade quando criança? A mímica é simples e muito boa!

“Eu gosteiiii, tem mais atividades, Pri?”

Existem uma infinidade de opções, como:

  • Música e dança;
  • Massinha;
  • Esculturas com reciclagem;
  • Quebra-cabeças;
  • Gincanas;
  • Circuitos;
  • Leitura;
  • Jogos de tabuleiro e muito mais!

Aproveite! Mesmo que as férias tenham acabado, a diversão educativa precisa estar no dia a dia das crianças. Então, que tal separar um tempo no fim de semana para toda a família brincar com essas atividades?

Divirta-se!!!

Siga o Click Bahia no Google Notícias e fique informado com os destaques do dia em primeira mão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *