4 dicas essenciais para quem deseja parar de fumar
De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos morrem cerca de 8 milhões de pessoas em todo o mundo por conta do tabaco.
Desse número total de mortes, 7 milhões estão relacionadas ao uso direto do produto, enquanto o restante são pessoas que não fumam, mas estão expostas ao fumo passivo.
Com tais dados em mente, fica clara a necessidade de se parar de fumar quanto antes para preservar não só a sua saúde, mas também a das pessoas que estão ao seu redor.
Para ajudar você nessa difícil tarefa, este artigo reúne quatro dicas essenciais. Confira!
Fique longe de outros fumantes
O uso do tabaco pode estar relacionado tanto a um forte hábito criado por quem fuma quanto ao vício das substâncias contidas nele.
Dessa forma, da mesma maneira que uma pessoa que deseja emagrecer deve ficar longe de alimentos gordurosos e locais que os contenham para facilitar o processo, uma pessoa que deseja parar de fumar deve ficar o mais longe possível do cigarro.
Para isso, manter-se longe de outras pessoas que fumam é um passo muito importante. Do contrário, terá sempre alguém por perto para lembrar você de uma sensação da qual sente falta e ficará sempre tentado a fumar.
Pratique atividades físicas
Uma das consequências de parar de fumar, no início, é uma forte ansiedade pelo desejo constante de voltar para o vício antigo.
Nesse ponto, praticar atividades físicas entra como um excelente auxiliar para reduzir a ansiedade e auxiliar neste processo tão difícil.
Além disso, as atividades físicas são responsáveis por liberar neurotransmissores que causam sensações positivas em nosso corpo, bem como fazem bem para a nossa saúde em geral.
Crie um hábito alternativo ao cigarro
Em seu livro intitulado O Poder do Hábito, Charles Duhigg aborda como os hábitos podem ser positivos e negativos em nossas vidas e nos traz como um de seus inúmeros exemplos o uso do tabaco.
Diante de uma de suas perspectivas, o uso do cigarro, além de um vício, pode estar diretamente relacionado a um hábito negativo estabelecido pelo fumante.
Para compreender melhor, basta pensar em pessoas que tendem a fumar sempre que estão com raiva.
Neste caso, sempre que algo desencadeia o sentimento de raiva no indivíduo, ele começa a fumar sem nem pensar sobre, pois aquilo já é um hábito.
Ao fumar, ele tende a respirar mais devagar, a apreciar um pouco o momento e, consequentemente, se acalmar.
Então, uma forma dessa pessoa largar o cigarro, devido aos seus danos para a saúde física e mental, seria trocar o que faz quando sente raiva por algo como a meditação, por exemplo.
Atividades físicas no geral são ótimas para gastar energia e tirar o cérebro desses pensamentos ruins.
No entanto, principalmente no começo, trocar o hábito de fumar por alguma outra coisa pode ser uma tarefa extremamente difícil.
Por isso, existem dispositivos menos nocivos à saúde que proporcionam uma sensação extremamente próxima da de fumar.
Procure ajuda profissional
Como última dica deste artigo, busque ajuda profissional. Parar de fumar é uma decisão importante, séria e exige um alto comprometimento e trabalho, além de poder, colocar a sua saúde em risco a depender do seu grau de dependência das substâncias presentes no tabaco.
Assim, consultar um profissional e comunicá-lo que deseja largar o cigarro é o primeiro passo ideal para de fato conseguir. Nesse sentido, vá ao médico, converse com ele. Ademais, faça terapia!
Uma das principais consequências do parar de fumar é um aumento da ansiedade no começo, logo, sessões de terapia podem ser de grande ajuda.