Qual é o chá mais saudável do mundo?
Se você está tentando abandonar seu hábito de refrigerante, ou talvez reduzir suas xícaras diárias de café, pode dar uma olhada no chá.
Existem milhares de chás diferentes para escolher, cada um com sabores, propriedades e benefícios diferentes, e se você vai tomar o refrigerante ou o café, pode tomar um que faça valer a pena.
Os 6 chás mais saudáveis do mundo
Então, qual chá é o mais saudável? O chá é uma bebida natural à base de plantas que pode ajudar a acalmar tudo, desde dor e inflamação a garganta arranhada.
A maioria de nós pega uma xícara de chá quando está com mau tempo ou quer aquecer em um dia frio de inverno.
Mas o chá também pode ser consumido diariamente para ajudar a melhorar a saúde geral.
Chá branco
O chá branco goza de popularidade mundial como um chá de beleza. Estudos demonstraram que o chá branco tem potencial atividade antienvelhecimento através da inibição das enzimas colagenase e elastase e pode ajudar a proteger as células da pele dos danos causados pelo sol.
Não é de surpreender que o chá branco seja frequentemente um ingrediente em produtos de cuidados com a pele.
O chá branco também tem muitos outros benefícios para a saúde. Um estudo recente da Universidade Pace indicou que há um grande benefício para a saúde do extrato de chá branco – ele pode matar bactérias, vírus e fungos no corpo com mais sucesso do que outros chás.
O estudo se concentrou principalmente nas bactérias que causam infecções por Staphylococcus, infecções por Streptococcus e pneumonia.
O mesmo estudo concluiu que o chá branco rico em flúor ajuda a impedir o crescimento da placa dentária, a principal causa da cárie dentária.
Outra pesquisa descobriu que o chá branco pode proteger contra o câncer de cólon. O estudo sugere que o chá branco pode ser quase tão eficaz quanto o uso do medicamento sulindac na prevenção de tumores do cólon.
O verdadeiro chá, como preto, verde, oolong e branco, é produzido a partir das folhas da planta Camellia sinensis.
É como cada chá é colhido ou processado que diferencia os vários produtos da mesma planta, o que significa que há pequenas variações nas quantidades de antioxidantes em cada um.
Dos chás verdadeiros, o chá branco tem a maior concentração de antioxidantes , porque é o chá menos processado.
Por esse padrão, pode ser considerado o “mais saudável” de todos. No que diz respeito aos antioxidantes, o chá branco é seguido pelo chá verde e depois pelo preto.
Chá verde
O chá verde, incluindo o matcha, é considerado um dos chás mais saudáveis disponíveis. Normalmente, é minimamente processado e apresenta folhas delicadas cozidas no vapor ou assadas.
O chá verde é embalado com antioxidantes e catequinas, incluindo um particularmente bem pesquisado, chamado EGCG ou galato de epigalocatequina.
A pesquisa mostra que este chá catequina pode ajudar a proteger a saúde do coração, diminuindo a inflamação e melhorando a circulação sanguínea.
Ao melhorar a circulação, o chá verde ajuda a diminuir o risco de doenças cardíacas, incluindo ataques cardíacos. As propriedades anti-inflamatórias do chá ajudam a baixar a pressão sanguínea e reduzir o colesterol LDL.
Um estudo de 2014 analisou 25 ensaios clínicos randomizados sobre a ligação entre chá e pressão arterial e relatou que quando as pessoas tomavam chá – especialmente chá verde – por 12 semanas, a pressão arterial diminuía significativamente.
Um estudo de 2011 relatou que beber chá verde parecia estar associado a níveis mais baixos de colesterol LDL ruim.
O chá verde também pode ajudar a acelerar a perda de peso , aumentando o metabolismo e incentivando a quebra de gorduras – em vez de glicose – em energia.
Além disso, estudos mostraram que o chá verde pode impedir a replicação de certos tipos de células cancerígenas, incluindo aquelas encontradas no câncer de mama e no pulmão.
Em algumas condições, o chá verde pode até conseguir induzir a apoptose das próprias células cancerígenas.
Outro estudo constatou que os polifenóis do chá verde podem diminuir o risco de doença de Alzheimer, interagindo com os “blocos de construção” que formam as placas beta-amilóides.
No geral, o chá verde oferece alguns benefícios impressionantes à saúde, tornando-o digno de consumo regular.
Chá preto
Este chá todos os dias é rico em antioxidantes conhecidos como polifenóis, e muitas pesquisas sugerem que consumi-lo diariamente pode ser benéfico para o coração.
De fato, uma revisão no European Journal of Clinical Nutrition afirma que beber mais de três xícaras de chá preto por dia está associado a um risco reduzido de doença cardíaca coronária.
Outra meta-análise examinou quinze estudos randomizados controlados e descobriu que beber chá preto parece diminuir o colesterol LDL prejudicial em adultos saudáveis.
Uma revisão recente também sugere que o chá preto também pode reduzir o colesterol LDL naqueles com maior risco de doença cardiovascular.
Uma porção de 8 onças de chá preto tem cerca de 45 miligramas de cafeína (cerca da metade da quantidade de café); portanto, é melhor incorporá-lo à sua rotina matinal para garantir que não interfira no sono.
Chá Rooibos
Outro tipo de chá com propriedades antioxidantes é o rooibos, ou “chá vermelho”, que é preparado a partir da planta Aspalathus linearis, nativa da África do Sul.
A pesquisa sugeriu que os efeitos antioxidantes dos rooibos são semelhantes, se não tão fortes quanto aos do chá verde.
Um estudo recente em animais sugeriu que os antioxidantes do chá rooibos podem proteger o fígado do estresse oxidativo, ajudando a tornar esse órgão mais resistente aos danos causados pelas toxinas.
Além disso, o rooibos também foi citado como útil na redução da pressão sanguínea e no relaxamento dos músculos tensos , graças ao seu componente ativo crisosseriol.
Ao contrário do chá verde ou preto, o rooibos não contém cafeína, por isso não terá os mesmos efeitos estimulantes, tornando seguro beber bem à noite.
Chá de hortelã
Se você estiver ansioso, tente trocar seu café expresso triplo por uma xícara de chá de hortelã-pimenta.
A menos que seja misturado com chá verde, preto ou branco (verifique o rótulo), o chá de hortelã-pimenta é uma bebida sem cafeína, sem chá e sem calorias, que traz tantos benefícios à saúde, é incrível que ele seja tão pequeno pacote.
Foi demonstrado que a hortelã-pimenta ajuda a aliviar os sintomas digestivos da SII, como dor de estômago, diarreia e constipação.
A hortelã-pimenta também demonstrou ser um forte antioxidante com atividade antimicrobiana e antiviral. Portanto, beber chá de hortelã-pimenta pode ajudar a aliviar os sintomas do resfriado comum, graças à capacidade do mentol de afinar o muco e acalmar os seios da face e a garganta.
O mentol composto ativo do chá de hortelã-pimenta pode ajudar a aliviar enxaquecas e dores de cabeça e também tem o benefício adicional de refrescar o hálito.
Chá de camomila
As flores secas de camomila contêm muitos terpenóides e flavonóides que contribuem para suas propriedades medicinais.
O chá de camomila tem sido usado para muitas doenças humanas, como febre do feno, inflamação, espasmos musculares, distúrbios menstruais, insônia, úlceras, feridas, distúrbios gastrointestinais, dores reumáticas e hemorroidas.
Conhecido como o chá mais relaxante, a camomila é um chá sem cafeína produzido a partir das folhas da flor de camomila.
Com um sabor suave, ligeiramente doce e floral, é uma bebida reconfortante que certamente o acalmará antes de dormir.
Pensa-se que a camomila tenha um efeito sedativo, e pesquisas recentes dão algumas provas da alegação. A pesquisa também apoia o uso de chá de camomila para equilibrar o humor, combater a dor e a inflamação, aliviar a TPM e combater o câncer .
Conclusão
É quase impossível dizer qual é o melhor chá para melhorar a saúde, porque cada pessoa reage de maneira diferente.
Para fins gerais de saúde, a melhor opção é geralmente um chá com muitos antioxidantes, como chá verde, branco ou rooibos.
Para obter a mais ampla gama de benefícios, tente beber um chá “verdadeiro” com cafeína, como chá verde, de manhã, e uma infusão de ervas sem cafeína, como rooibos, hortelã-pimenta ou camomila à noite.
Embora os benefícios para a saúde de cada tipo de chá sejam importantes, a xícara de chá perfeita para melhorar sua saúde será a que você mais gosta.
Mineira vidrada em redes sociais, estudante de nutrição, redatora, revisora e amante das palavras.