Bolinhas brancas na garganta que causam mau hálito
Caseum: Bolinha Branca Fedida na Garganta Que Causa Mau Hálito. O nome é assustador – e até mesmo desconhecido para alguns, mas o problema afeta uma considerável parcela da população e pode gerar.
Além do desconforto e dor física, situações constrangedoras no relacionamento interpessoal.
Para entender um pouco mais sobre esse mal, suas causas, possíveis tratamentos e processo de tratamento, vamos trazer a opinião de especialistas e seus conselhos para lidar com o problema. Confira.
O Que São As Bolinhas brancas na garganta Que Causam Mau Hálito?
Os cáseos, mais conhecidos como bolinhas brancas fedidas são massas de aspecto perolado e odor extremamente desagradável, que se formam nas cavidades das amígdalas.
Ocasionados pelo depósito de resíduos de alimentos na língua, células descamadas da boca e proteínas da saliva, que, digeridas por bactérias ali instaladas, causam o mau cheiro insuportável característico desse mal.
Eles podem ser expelidos, inclusive, através da tosse ou do espirro.
Em geral, as bactérias observadas durante o aparecimento dos cáseos podem ter relação com outros problemas de saúde, tais como a pneumonia, a endocardite, a tuberculose, etc.
Por isso, apesar do mau hálito que causam, eles não estão necessariamente associados à falta de higiene do paciente que pode causar inflamação na garganta grave.
O que significa Caseum?
O nome cáseo provém do latim caseum, que literalmente, significa queijo. Essa denominação se dá por conta de sua semelhança com bolinhas de queijo.
Eles aparecem, entre outras razões, devido à constituição irregular das amígdalas em algumas pessoas, que as apresentam com formato enrugado, com formações de cavidades ou criptas onde se alojam os cáseos.
Como tirar bolinhas brancas da garganta (caseum)?
Se os cáseos forem de consistência não muito firme e não estiverem fortemente fixados nas cavidades das amígdalas, você pode tentar retirá-los fazendo gargarejo com água e sal ou água com gás; ou massageá-los com uma escova dental, até que eles se desprendam.
No entanto, essa opção não garante o seu desaparecimento definitivo. Outras soluções possíveis são o tratamento com antibióticos e os procedimentos cirúrgicos.
O primeiro, é indicado para casos de infecção nas amígdalas, no entanto, tal qual a solução caseira do gargarejo, a remoção é apenas temporária, arriscando reaparecimento.
Essa imagem te assustou? Então veja mais sobre outros problemas causados por garganta infeccionada e fique longe desse mal, saiba como evitar o mau hálito.
Em casos extremos, quando os cáseos provocam dor aguda e desconforto insuportável, prejudicando a respiração e a deglutição, é recomendada uma visita ao médico.
Em geral, o otorrinolaringologista (especialista em ouvido, nariz e garganta) e, se preciso, acompanhado de um dentista, para avaliarem a necessidade de um procedimento cirúrgico de remoção parcial ou total das amígdalas.
Caseum Tratamento Para Acabar Com Massa Branca Na Garganta
A principal e considerada a dica de outro de 10 entre 10 dentistas é a de manter uma boa higiene oral.
O velho “combo” escovação, fio dental e enxaguante bucal colabora e muito para que as bactérias não sejam bem-vindas em sua boca afastando de vez a possibilidade de sua garganta ficar inflamada.
Outro importante cuidado é tomar muita água. Além disso, manter uma dieta saudável também favorece a saúde de suas amígdalas evitando uma amigdalite bacteriana grave.
Se você não tem problemas com as malditas bolinhas brancas na garganta e sofre com mau hálito, mesmo usando um bom creme dental, recomendamos que você descubra o que pode causando o mau halito em sua boca.
Fernanda Smith é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Federal do Rio de Janeiro o, formada em Jornalismo na mesma instituição torcedora do rubro negro.