4 dicas para fazer um post profissional

4 dicas para fazer um post profissional

Não é surpresa pra ninguém que os negócios digitais se intensificaram ainda mais com o início da pandemia. Dessa forma, eu vou te ensinar aqui 4 dicas para fazer um post profissional para suas redes sociais. Combinado?

Mas antes, é preciso ambientar quem ainda está por fora de todo esse movimento.

O digital x sua empresa

Se a sua empresa por menor que seja, ainda não está no digital, já fica a dica para você virar essa chave que é de extrema importância e com certeza vai mudar muito o desenvolver da sua empresa.

O ponto é que o digital potencializa muito mais os seus resultados. “Mas, por que isso, Pri?”. Vamos lá que eu te explico!

Pense você que sua empresa está localizada numa rua movimenta de São Paulo ou onde for. Veio a pandemia e tudo precisou fechar. “Ah, mas agora abriu”.
Sim, mas reflita novamente que, a depender do que você vende, você tinha uma “porta” onde passavam diariamente as mesmas pessoas, por morarem por ali ou mesmo trabalharem. Agora, no digital, as portas que abrem são para o mundo!

Poético? Pode até ser, mas essa que é a verdade. Hoje, se você vende roupa, por exemplo, o digital te atende, se você vende materiais de papelaria, vinhos, brinquedos, artesanatos, olha, arrisco a dizer, quase tudo, dá para vender no digital, inclusive o que não é palpável.

E então, está claro o motivo que precisa estar no digital?

Se a resposta for sim, agora podemos partir para as dicas do seu post profissional, lembrando que, é sempre importante fazer um bom trabalho de branding (marca), mas se você estiver começando e não tiver recursos, comece com você e com o que tem!

E já anote aí a primeira dica que é onde fazer os seus posts.

Bem, um dos principais aplicativos para fazer esse trabalho é o Canva que possui uma versão paga e gratuita. Além disso, você tem o Figma e outros menos conhecidos para fazer suas criações.

Se você tiver algum tipo de habilidade já para mexer nos stories, você pode arriscar a fazer por lá mesmo ou então, usar o Power Point, Paint, o que souber mexer.

Vamos para a segunda dica?

Você precisa saber os tamanhos dos seus posts (pensando no Instagram). São 2 tamanhos: o formato vertical e o quadrado. A única diferença é que o vertical você consegue inserir mais informações pelo tamanho e preenche mais a tela do celular na hora da rolagem.

O formato quadrado possui 1080 x 1080px (px = pixels) e o formato vertical é 1080 x 1350px. Simples, né?

A terceira dica é sobre tamanho de texto.

Muitas pessoas têm dúvida sobre isso e, claro, vai depender da escolha da fonte que utilizar, mas em média, para textos corridos, utilize de 36 pontos para cima. Vale testar para ver se realmente ficará bom com a fonte escolhida.

Além disso, é ideal trabalhar bem a hierarquia visual que é quando, resumidamente, você consegue destacar a informação do seu título e traz o texto secundário em menor destaque. Assim, o leitor sabe exatamente por onde começar e terminar.

E falando ainda sobre texto, procure trabalhar bem o alinhamento. A tendência de deixar sempre centralizado é grande, porém nosso cérebro lê com mais facilidade textos alinhados à esquerda. Fica essa dica também.

A quarta dica, para finalizar, são as imagens!

Freepik te ajuda a construir um post profissional
Um dos melhores bancos de imagens gratuitas e pagas.

Você consegue utilizar imagens de bancos gratuitos, como o Freepik ou no próprio Canva. Claro que você vai se deparar com algumas imagens pagas, mas há diversas gratuitas e que podem te ajudar bastante.

O ideal é você pensar sempre na conexão de título e imagem para a melhor construção do seu post. Além disso, procure não encher muito seu espaço para não ficar um post poluído.

Agora é hora de praticar e começar a dar vida aos seus posts. O segredo é o treino.

Siga o Click Bahia no Google Notícias e fique informado com os destaques do dia em primeira mão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *