Por que você é mais vantajoso comprar um apartamento na planta?
Adquirir um apartamento na planta às vezes é percebido como uma opção de investimento arriscada porque envolve a assinatura de um contrato sem ter um produto tangível para comprar.
Porém, a verdade é que adquirir um imóvel na planta oferece vantagens significativas que proporcionam economia de tempo e dinheiro, além de reduzir o risco de compra.
O imóvel pode oferecer incentivos
Como forma de atrair os compradores a comprar um produto que eles ainda não podem experimentar fisicamente, alguns corretores de imóveis podem oferecer preços mais baixos ou outros incentivos, como maior prazo para pagar.
Isso significa que o preço de compra pode ser menor em comparação com um imóvel existente. Essa tática de venda é frequentemente vista em situações em que ainda não iniciaram a construção.
É importante lembrar que os incentivos não devem ser vistos isoladamente, mas sim como parte dos benefícios da decisão de compra.
Se seu sonho é morar na praia, procure por apartamento em Itapema, existe uma infinidade de imóveis ainda na planta.
Você economiza em custos de reforma
Comprar um apartamento na planta em Balneário Camboriú, por exemplo, significa que você vai morar em uma casa totalmente nova, com uma infraestrutura de qualidade que não irá se deteriorar ou precisar de reparos no futuro próximo.
Em vez disso, comprar um apartamento antigo pode envolver reformas caras.
Você tem tempo para planejar e economizar
Como você vai adquirir um imóvel que levará vários meses para ser construído, você tem muito tempo para planejar e economizar.
Isso é valioso se você planeja ocupar sua futura casa, pois lhe dá tempo suficiente para organizar a venda de sua propriedade existente ou finalizar o aluguel.
Da mesma forma, permite que você continue acumulando seus fundos em dinheiro, pois a compra de apartamentos na planta não exige pagamentos progressivos. O saldo do preço do contrato é pago no momento da liquidação.
Considerando o tempo de construção, existe uma lacuna entre o pagamento inicial e o preço de venda total na conclusão. Esse tempo extra pode ser uma oportunidade para continuar economizando.
O dinheiro extra que se acumula, portanto, pode fornecer mais de uma reserva em caso de dificuldades financeiras.
Como alternativa, você pode usá-lo para pagar os custos de mudança ou para pagar um empréstimo.
Você terá um melhor desempenho de locação
Se a sua opção em ter um apartamento novo será para investimento, saíra lucrando. Os novos apartamentos são muito mais populares entre os inquilinos do que as opções mais antigas.
Isso significa que novos proprietários de apartamentos podem cobrar o aluguel mais alto e podem alugá-los mais rapidamente.
Você será o primeiro em tudo
As primeiras pessoas a comprar uma casa num empreendimento imobiliário têm a vantagem de escolher os melhores apartamentos.
Isso significa que eles obtêm as melhores visualizações, o melhor layout e até mesmo aqueles com os melhores retornos de aluguel ou crescimento patrimonial.
Em geral, os apartamentos do primeiro andar são os mais procurados, pois ficam mais próximos da porta e não há necessidade de subir escadas ou elevador.
Além disso, é provável que você consiga a casa por um preço melhor, já que a maioria das imobiliárias oferece desconto nos primeiros apartamentos para gerar interesse no empreendimento imobiliário.
Analise o número de quartos
Você está planejando ter uma família grande? Nesse caso, você deve levar em consideração o número de quartos do seu apartamento. Por exemplo, você pode comprar um que tenha 2 ou 3 quartos.
Leve em consideração em qual andar você gostaria de morar
Outro fator que você deve levar em consideração é em qual andar você gostaria de morar. Algumas pessoas gostam de andares altos porque têm as melhores vistas da cidade (podem ver o nascer e o pôr do sol), têm melhor iluminação e fazem menos barulho.
Outros preferem o primeiro andar devido à sua proximidade com a porta. Eles levam menos tempo para entrar e sair.
Eles não precisam subir escadas ou tomar o elevador. E estão mais próximos das áreas comuns do condomínio. Como você pode ver, cabe a você escolher o andar.
Pense nas áreas comuns
Hoje, os prédios modernos contam com áreas comuns, como sala de reuniões, brinquedoteca, jardins internos, academia, bicicletário, piscina, terraços, churrasqueira, entre outros.
Esses espaços têm como objetivo proporcionar a você maiores facilidades dentro de um mesmo condomínio, sem ter que sair dele.
Eles também ajudam a economizar tempo e dinheiro. Analise se você usará essas instalações. Caso contrário, escolha um edifício sem esses ambientes.
Redução na energia
Alguns dos novos empreendimentos contam com a tecnologia mais recente. Eles são muito bem planejados para serem ultra eficiente, pois estão equipados com o melhor isolamento, eletrodomésticos eficientes em energia e grandes janelas para maximizar a luz natural da propriedade.
Isso não apenas minimiza sua conta de eletricidade, mas também reduz seu impacto ambiental. Além disso, hoje existem edifícios verdes.
O que isto significa? O projeto, construção e operação dessas propriedades reduzem ou eliminam impactos negativos e geram impactos positivos em nosso meio ambiente e arredores naturais.
Como você pode ver, adquirir um apartamento na planta oferece uma gama incrível de benefícios para todos os tipos de compradores.
Por fim, aconselhamos sempre que você reveja o histórico dos empreendimentos imobiliários para verificar se são de boa qualidade e se têm boa reputação. Esperamos que esta informação tenha sido útil e interessante para você!
Brian Santos, paulistano, atualmente, trabalha na equipe do Clique Bahia, produzindo conteúdo sobre os mais diversos assuntos.