Foi vítima de fraude no seguro-desemprego? O que fazer
Imagina só você ir até uma agência da Caixa sacar o seu seguro-desemprego com o Cartão Cidadão e perceber que alguém já fez o saque no seu lugar?
Muitos desempregados são vítimas de fraudes do seguro-desemprego, tendo seus dados clonados por criminosos que ganham a vida prejudicando trabalhadores honestos.
Se você se pegar em uma situação como essa, precisará tomar algumas providências para poder reaver o valor da sua parcela do seguro-desemprego.
O que fazer se sacarem meu seguro-desemprego?
A Caixa Econômica Federal (CEF) ensina que o trabalhador tem que ir reclamar Superintendência Regional do Trabalho e Emprego para formalizar pedido de apuração junto ao Ministério do Trabalho.
Mas antes, ele deve ir até uma delegacia prestar um boletim de ocorrência.
Caso a Caixa demore para dar retorno, o trabalhador pode entrar com um processo na Justiça. Já encontramos casos de desempregados que foram vítimas de fraude e conseguiram ganhar danos morais da Caixa.
Como consultar o seguro-desemprego
Você pode acompanhar os pagamentos das parcelas do seguro-desemprego no site da Caixa, ou através do aplicativo Caixa Trabalhador que está disponível para Android e iOS.
Nesses canais você confere a entrada e a saída do seu benefício e poderá contestar caso perceba alguma movimentação que não foi feita por você.