Vacinação vai passar a valer como prova de vida do INSS

O Governo Federal anunciou mudanças sobre a prova de vida para beneficiados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que não será mais obrigatório de forma presencial.

De acordo com o presidente do INSS, José Carlos Oliveira, a ideia agora é fazer essa prova de vida a partir de dados já existentes. Então o Governo vai olhar essas informações e observar quem está vivo. Quem não tem certa movimentação, pode acabar perdendo o benefício.

Para poder provar que o aposentado ou pensionista está vivo, o governo fará um cruzamento entre dados de vários órgãos e entre eles estará a atualização de vacinas.

Se o aposentado tiver uma vacina recente, isso servirá de prova de que ele está vivo. Mas atenção: Não se trata apenas da questão da vacina contra a Covid-19, mas toda campanha de vacinação.

Além disso, outras informações dos segurados serão utilizados como prova de vida, entre eles, o comprovante de votação.

É muito importante esclarecer que não há imposição de vacinação obrigatória, apenas que esse dado será utilizado para comprovação de que o beneficiado está vivo.

Siga o Click Bahia no Google Notícias e fique informado com os destaques do dia em primeira mão.

Escrito por

Leiliane Lopes

Jornalista formada, trabalha para veículos online desde 2003 e, ao longo desses anos, tem escrito para diferentes sites e blogs.