“O Bom Samaritano” se torna o maior canal de instituição cristã do Youtube no Brasil

Criado em 25 de fevereiro de 2008, o canal oficial da “Associação de Assistência Social e Educacional O Bom Samaritano” atingiu a marca histórica de um milhão de inscritos no fim do ano de 2021. Internautas de mais 50 países, em cinco continentes, somam mais de 166 milhões de visualizações nos vídeos e aproximadamente 24 milhões de horas assistidas. O canal é uma ferramenta de divulgação do trabalho da Associação, no qual são postados louvores, pregações do Evangelho e lives. As vigílias mensais também são transmitidas via YouTube, a partir das quais são produzidos vídeos alimentadores do canal. O YouTube vem sendo um agregador de renda que auxilia nas despesas com os assistidos pelo projeto. 

Também conhecido como “Desafio Jovem”, a “Associação de Assistência Social e Educacional O Bom Samaritano” é um braço social da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Florianópolis. Presidido pelo pastor Moisés Martins, o trabalho da Casa de Apoio Social, que atua pela fé e com o amor de Cristo, é voltado para todo aquele que verdadeiramente deseja uma transformação de vida. 

Hoje, eles atendem 85 homens e 16 mulheres, dependentes químicos, moradores de rua e outros em vulnerabilidade social. O atendimento, totalmente gratuito, é realizado em duas chácaras: a masculina, fundada em 1997, e a feminina, no ano de 2000; ambas mantidas por doações voluntárias de mantenedores. O pastor Moisés diz que motivação para criar o projeto “foi justamente resgatar pessoas em situação de rua, atendendo aos muitos pedidos que batiam à porta da igreja. Era preciso ter um local para abrigar essas pessoas”.

A chácara masculina está localizada na rua Pastor José Vargas Maciel, s/nº, Alto Forquilhas, e a feminina, na Estrada Geral de Alto Pagará, s/nº, bairro Colônia Santana, ambas no município de São José (SC).

A reabilitação segue uma rotina envolvendo organização pessoal, terapia ocupacional, aconselhamento, oração e estudos bíblicos. Durante o processo de tratamento, que dura nove meses, “O Bom Samaritano” oferece aos internos alfabetização, encaminhamento para supletivo de ensino fundamental e médio, aulas de panificação, olaria, entalhamento em madeira, tricô, crochê e costura, entre outras oficinas.

A casa atende a 85 homens, possui dormitório, cozinha, refeitório, padaria, escola e escritório. No templo da chácara masculina é realizada mensalmente a Grande Vigília do Bom Samaritano.

“O Bom Samaritano” se torna o maior canal de instituição cristã do Youtube no Brasil

Um projeto de tamanha envergadura enfrenta muitos desafios, mas o pastor Moisés Martins enfatiza que todo desafio, ao longo desses anos, sempre foi superado “mediante a fé em Deus, com oração, jejum e Bíblia. Buscamos em Deus sabedoria, força e estratégias para prosseguir e apresentamos os desafios ao povo de forma aberta e transparente. Muitos se sentem motivados a cooperar e nos ajudam a superar os desafios”.

Ele acrescenta que, neste momento, o principal desafio é dar continuidade às melhorias do local, como, construir um novo dormitório, salas para atividades, para formação e capacitação dos internos.

O Bom Samaritano” fechou uma parceria com a Todah Network, empresa que faz parte do “Grupo Todah”, e que gerencia mais de 115 canais e 20 milhões de inscritos no YouTube.  

Para se inscrever e assistir aos vídeos acesse: www.youtube.com/obomsamaritano

Acompanhe o trabalho “O Bom Samaritano” nas Redes Sociais!
Site: https://obomsamaritano.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/obomsamaritano
YouTube: https://www.youtube.com/obomsamaritano
Facebook: https://www.facebook.com/obomsamaritano

Por Ana Paula Costa

Siga o Click Bahia no Google Notícias e fique informado com os destaques do dia em primeira mão.

Escrito por

Leiliane Lopes

Jornalista formada, trabalha para veículos online desde 2003 e, ao longo desses anos, tem escrito para diferentes sites e blogs.