Problemas de Ansiedade e Stress cresceram pós pandemia veja os principais

Problemas de Ansiedade e Stress cresceram pós pandemia veja os principais

Desemprego, incerteza pelo futuro e outros problemas têm sido frequentes na população no pós pandemia! Veja como cuidar da ansiedade e stress desses tempos.

Nos últimos meses, enfrentamos os problemas e consequências da pandemia do coronavírus.

Muitas pessoas pensaram nos primeiros meses que seria apenas uma coisa temporária e que não teria muito impacto em nossas vidas.

Mas agora sabemos que tudo vai mudar fundamentalmente. Dados recentes de uma pesquisa do Ministério da Saúde, afirmam que a ansiedade é o transtorno mais comum durante a pandemia de Covid-19.

Além da ansiedade, encontrada em 86,5% dos entrevistados, havia também um transtorno de estresse pós-traumático moderado (45,5%).

A taxa de transtorno depressivo maior foi ligeiramente inferior, de 16%.

Entenda o que vem ocorrendo na sociedade e como você pode lidar com esse problema se também estiver enfrentando-o

Ansiedade e Stress na Pandemia – como lidar?

Dados do IBGE mostram que a ansiedade e estresse tem sido uma das maiores causas de atendimentos em plantões de saúde mental.

Reunimos aqui algumas informações e dicas que podem te ajudar a superar esse momento.

Deve-se observar que as informações a seguir não substituem o conselho médico ou a ajuda profissional; elas estão disponíveis ao público na Internet e não somos responsáveis ​​por seu uso indevido.

ansiedade
Reprodução

Livros e séries são uma boa pedida

Uma boa sessão da Netflix ou um livro podem ser ótimas companhias. De fato, os livros e os filmes têm o poder de nos colocar em outras realidades, ou seja, são perfeitos para esse momento de quarentena.

Se você estiver se sentindo muito estressado, com medo e ansiedade excessivos, tente se afastar um pouco da realidade.

Isso significa mergulhar em novas histórias que podem acalmar sua mente por um momento e dar mais relaxamento para a mente.

Procure por ajuda profissional

A terapia pode ser uma ótima maneira de curar o mal durante esse período.

Um psicólogo ou terapeuta pode ajudá-lo de várias maneiras diferentes e, com a pandemia, o Conselho de Psicologia disponibilizou ajuda online por videochamada ou até mesmo pelo WhatsApp.

Aprenda a relaxar

Várias atividades relaxantes podem ser feitas para ajudar quem precisa aliviar o stress e a ansiedade. Desde nadar na praia, meditar, fazer uma massagem a 2 ou algo do tipo.

Existem muitos centros de relaxamento e spa, seja na cidade seja no campo, com bons preços e podem te ajudar encontrar a paz.

Pratique exercícios físicos!

Embora algumas cidades tenham fechado as academias ou exijam o uso de uma máscara(o que dificulta relaxar, convenhamos), muitos lugares, como parques, ainda estão abertos e permitem que você faça exercícios.

Os exercícios físicos nos ajudam a gastar energia e também na produção de endorfinas, o que nos faz sentir bem em todo o corpo.

pratique atividade de pedal
Pedal – Reprodução

Possui algum hobbie? Dê atenção a ele!

Você gosta de passar horas na cozinha? Tocar um instrumento musical? Não deixe esses hobbies de lado, além de serem uma distração, podem ajudá-lo a ocupar seu tempo e raciocínio e ainda lhe dar uma sensação de realização.

Cuidado com o excesso de informação e fake news

É bastante importante controlar o tempo que você passa assistindo, lendo ou ouvindo notícias que o estão incomodando.

Uma sugestão é definir horários específicos do dia para fazer isso. Outra importante medida de precaução é evitar as notícias falsas.

Obtenha informações com base na mídia confiável e em fontes oficiais, como o site do Ministério da Saúde e a própria OMS.

Cuidado com as informações falsas que circulam nos grupos do WhatsApp.

Você pode se preocupar sem motivo, repassando a informação, e preocupando outra pessoa com algo que nem mesmo é verdade.

Procure dormir bem de noite

Manter a hora de dormir e acordar todos os dias, incluindo fins de semana e feriados, tem um impacto positivo sobre o bom funcionamento do nosso sono.

Além disso, o recomendado é dormir uma média de 8 horas por noite. Não durma com Tv ou som ligados e escureça o quarto o máximo possível.

Conclusão

Pois, é pessoal, esperamos que você tenha conseguido encontrar soluções e novas formas de superar este momento de crise.

Um fato importante sobre as crises é que elas sempre têm um começo, um meio e um fim, então temos que respirar e saber que isso vai passar.

Você pode nos dar sugestões de novos artigos ou novas dicas nos comentários abaixo ok? 

Siga o Click Bahia no Google Notícias e fique informado com os destaques do dia em primeira mão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *