Dados do Ministério da Saúde afirmam que mais de 50 milhões de brasileiros sofrem com dores de coluna, um problema que pode ser ocasionado por vários fatores.
Em casos crônicos, o indivíduo pode ter dificuldades para realizar suas atividades e é assim que surge a dúvida: problemas na coluna dão direito ao auxílio-doença?
É preciso primeiro identificar qual é o problema de saúde que o trabalhador possui e, com o laudo médico, entrar em contato com INSS para verificar se há a possibilidade de receber o auxílio-doença.
Doenças ocupacionais, autoimunes, degenerativas e crônicas podem dar sim o direito ao trabalhador de ser afastado do serviço e receber um pagamento mensal até que se recupere do problema.
Para se ter uma ideia, segundo dados da Previdência Social, a dor nas costas está em primeiro lugar no ranking de doenças que mais afastam os profissionais do trabalho.
Como pedir auxílio-doença por dor nas costas
Se você está sofrendo com dores nas costas e quer entrar com o pedido de auxílio-doença, é necessário primeiro consultar um médico ortopedista e fazer exames para identificar o problema.
Feito isto, você precisará ter um laudo médico detalhando o seu problema e se ele é ou não incapacitante.
Só terá direito ao auxílio-doença quem estiver com um problema que impeça de realizar as atividades diárias.
Se este for o seu caso e o médico te afastar por mais de 15 dias do trabalho, você então poderá solicitar o auxílio-doença por dor nas costas entrando em contato com INSS e agendando uma perícia.
Você pode marcar seu atendimento pelo telefone 135 ou baixando o aplicativo do Meu INSS.