Sonho da Casa Própria: Veja como escolher entre o aluguel ou financiamento
A compra de uma casa própria é um dos maiores sonhos da maioria das pessoas e com a facilidade de financiamento imobiliário, esse sonho tornou-se mais acessível. Mas qual é o melhor caminho para chegar lá?
Neste artigo, vamos discutir os prós e contras de escolher entre aluguel ou financiamento de imóveis.
O que levar em consideração antes de escolher
Quando o assunto é morar sozinho, a grande maioria das pessoas logo pensa em alugar um imóvel.
No entanto, é preciso levar alguns fatores em consideração antes de tomar essa decisão, afinal, você estará investindo seu dinheiro e seu tempo nesse negócio.
Aqui estão algumas coisas a serem levadas em conta antes de escolher entre o aluguel ou financiamento:
- Qual é a sua situação financeira atual? Se você já tem um bom emprego e está ganhando bem, talvez seja a hora de pensar em financiar um imóvel. No entanto, se você está passando por dificuldades financeiras ou não tem certeza de quanto tempo vai permanecer no mesmo emprego, talvez o melhor seja continuar alugando.
- Você tem condições de assumir uma dívida? Ao financiar um imóvel, você terá que assumir uma dívida que pode durar anos. Portanto, caso não tenha condições de fazer pagamentos regulares, é melhor optar por alugar.
- Quais são as suas metas a curto, médio e longo prazo? Você pretende morar sozinho por um tempo determinado ou pensa em se estabelecer no local por muitos anos? Se for apenas por um curto período, talvez o aluguel seja a melhor opção. Por outro lado, se você está buscando estabilidade financeira e familiar a longo prazo, então financiar um imóvel pode ser uma boa escolha.
- Qual é o custo real do aluguel comparado ao custo de financiamento? Calcule quanto você gastaria com aluguel em um longo período e compare com os valores que teria para quitar o financiamento do imóvel.
Prós e contras de optar pelo aluguel
Os contras do aluguel são óbvios: você não tem a casa própria no final do contrato, portanto, não pode fazer alterações que deixem a casa do seu jeito.
Além disso, o aluguel costuma ser mais caro que o financiamento da casa própria e há o risco de o proprietário não renovar o contrato quando ele terminar.
Já os prós do aluguel são a liberdade de mudar de casa rapidamente e sem burocracia (basta notificar o proprietário com antecedência), além de não ter que se preocupar com manutenções.
Prós e contras de optar pela casa própria
Quando o assunto é investir em um bem tão importante como a casa própria, é natural aparecerem dúvidas sobre qual caminho escolher.
Embora muitos acreditem que a compra de uma casa seja um grande investimento, há quem prefira alugar.
E isso não é por acaso: além de não ter que se preocupar com imprevistos (como reformas), o inquilino pode optar por morar em imóveis mais amplos e localizados em bairros mais valorizados, já que não está comprometido financeiramente com a propriedade.
Conclusão
Não importa se você está indo para a faculdade, mudando de cidade para um novo emprego ou finalmente tomando as rédeas da sua vida adulta, a casa própria é um sonho para muitos.
Se você estiver apenas começando na sua carreira, talvez seja melhor alugar por enquanto.
Você pode economizar dinheiro para um investimento futuro e não terá que se preocupar com as taxas extras de juros e impostos que vêm com o financiamento.
No entanto, existem vários benefícios em comprar sua casa. Em primeiro lugar, uma vez que você paga o valor total, a casa é sua e os gastos apenas para ter um teto sobre a sua cabeça, em tese, acabam.
Além de ser um ativo importante, se você precisar pedir um empréstimo, ele pode ser a sua garantia para pagar menos juros.
Se você precisar de um empréstimo, a CashMe, é uma fintech especializada em empréstimo com garantia em imóvel e oferece condições com taxas de juros reduzidas e maior prazo para pagamento.
Brian Santos, paulistano, atualmente, trabalha na equipe do Clique Bahia, produzindo conteúdo sobre os mais diversos assuntos.