Supera RJ: Quem tem direito, valores e como se inscrever
O Programa Supera RJ 2022 tem como objetivo oferecer um cadastro de auxílio financeiro para as famílias de baixa renda do Estado do Rio de Janeiro.
Trata-se de um auxílio emergencial estadual criado em razão da pandemia de Covid-19 que desde março de 2020 tem impactado principalmente os mais pobres do país.
Pensando em superar as dificuldades que as restrições sociais trouxeram, o Governo do Rio de Janeiro cirou o Supera RJ para garantir pelo menos a alimentação de quem tem baixa renda.
Como funciona
O Supera RJ visa garantir a sobrevivência das famílias carentes, permitindo que elas tenham acesso a alimentação e ao pagamento de contas básicas como gás, água e energia elétrica.
Para o Governo, ter um prato na mesa é mais do que matar a fome, é enfrentar o dia com dignidade.
Quem tem direito
Para ter direito ao Supera RJ é preciso estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal.
Trata-se de um banco nacional de informações sociais sobre as famílias brasileiras. É por lá que o governo do Rio vai saber quantas pessoas moram na casa e qual é a renda média da família.
Esses dados são usados para poder julgar se a família tem direito ou não ao valor oferecido pelo Supera RJ.
Quem não tem cadastro no CadÚnico, mas perdeu o emprego durante a pandemia também pode se cadastrar. É só estar com o CPF em mãos e acessar o site oficial do programa para pedir seu benefício.
Qual é o valor do Supera RJ
O Supera RJ oferece R$ 380 mensalmente para as famílias cadastradas.
Como se cadastrar
Para fazer o seu cadastro é preciso acessar o site: https://www.superarj.rj.gov.br/
Preste atenção porque o programa tem prazo para acabar! A última parcela será paga em dezembro de 2022 e o Governo do RJ não paga parcelas retroativas.
Calendário de pagamento do Supera RJ
Confira as datas de pagamento do Supera RJ
Supera RJ para autônomos e MEI
Assim como foi no Auxílio Emergencial, autônomos e Micro Empreendedores Individuais (MEI) também têm direito ao Supera RJ.
Mas essas pessoas não recebem o valor mensal de R$ 380. O direito delas é solicitar um financiamento com juros baixos para quitar suas contas e manter a empresa ativa.
Jornalista formada, trabalha para veículos online desde 2003 e, ao longo desses anos, tem escrito para diferentes sites e blogs.