TV Box HTV têm malware perigoso descoberto pela Anatel e milhões de brasileiros correm risco
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) descobriu um programa malicioso no TV Box HTV malware, modelo pirata com acesso sem autorização de canais de TVs IPTV grátis, conhecido como ‘gatonet’.
O equipamento com programa espião pode roubar dados de usuários e é o mais vendido no Brasil. As informações são do UOL.
De acordo com a Anatel, o programa espião na TV Box HTV é capaz de capturar dados pessoais sem que os consumidores autorizem.
O modelo de gatonet é extremamente popular e pode ser facilmente encontrado à venda na internet.
Em nota, a agência afirmou que o software malicioso “é capaz de permitir que criminosos assumam o controle do TV Box para a captura de dados e informações dos usuários, como registros financeiros ou arquivos e fotos que estejam armazenados em dispositivos que compartilhem a mesma rede”.
“Havendo infraestrutura que permitisse o controle simultâneo de várias TV Boxes, seria possível viabilizar ataques de negação de serviço distribuído (DDoS – Distributed Denial of Service), com potencial para causar prejuízos a instituições públicas e privadas que utilizam redes de telecomunicações”, diz a Anatel.
O gatonet é ilegal, mas segue muito popular no Brasil. Estima-se que 33 milhões de brasileiros consomem conteúdo a partir de dispositivos que liberam o sinal de canais pagos por IPTV.
A transmissão do sinal é proibida e infrige, entre outras, a lei dos direitos autorais (9610/1998) e a Lei Geral de Telecomunicações (9.472/1997).
Com informações do atarde.com.br.
Brian Santos, paulistano, atualmente, trabalha na equipe do Clique Bahia, produzindo conteúdo sobre os mais diversos assuntos.