Uvulite: O que é, causas, diagnóstico, prevenção e tratamentos

Uvulite: O que é, causas, diagnóstico, prevenção e tratamentos

A úvula, localizada na parte de trás da boca é também conhecida como sino ou campainha da garganta.

Caso ainda não tenha identificado qual é essa estrutura que faz parte de sua garganta, abra a boca em frente ao espelho. Ao fundo você verá uma pequena massa vermelha que lembra uma bola pendurada ou um sino.

Ela tem uma função muito importante que é impedir que bactérias que entram em nosso corpo através da boca consigam avançar e seguir seu caminho. Também ajuda na articulação da voz humana.

Apesar de ser uma estrutura bem pequenina, ela também pode ser vítima de inflamações, sendo esse quadro chamado uvulite.

Nesse artigo você irá conhecer um pouco mais sobre a uvulite, entendendo o que é, quais são suas causas, como é feito seu diagnóstico, formas de prevenção e tratamentos disponíveis:

O que é uvulite e quais são suas causas?

Basicamente a uvulite consiste no inchaço da úvula causado por uma inflamação.

Raramente é considerada uma doença grave e pode inclusive ser tratada em casa, sem grandes intervenções médicas.

Não existe uma única causa para essa doença, podendo estar relacionada a falta de hidratação em dias muitos quentes e secos, alergias causadas por substâncias irritantes – inclusive a própria rinite -, beber líquidos muito quentes ou muito frios e infecções secundárias causadas por bactérias ou vírus como gripes, amigdalites, faringites, dentre outras doenças.

Álcool, alimentos muito ácidos, dormir de boca aberta – que pode ser consequência de uma gripe ou alergia -, roncar e sofrer de refluxo gástrico também contribui para o surgimento dessa enfermidade.

Sintomas da uvulite

Os sintomas da doença deixam claro que há uma inflamação na região, dentre eles podemos citar:

  • Dor considerável na região da úvula;
  • Dor de garganta;
  • Vermelhidão e inchaços da região;
  • Engasgo resultante do inchaço da úvula;
Uvulite
Uvulite – Reprodução sintomas

Como é feito o diagnóstico da infecção?

Normalmente o paciente que sofre de uvulite irá procurar o médico devido a infecções secundárias como alergias ou até mesmo gripes.

Às vezes o simples incômodo com a dor de garganta fará com que se procure por atendimento médico.

O diagnóstico é realizado por observação da garganta, permitindo que o médico veja que a úvula se encontra inchada.

Em seguida são questionados quais os sintomas presentes e a partir da análise do quadro clínico já se chega ao diagnóstico.

Portanto, não, é necessária a realização de exames mais complexos. Apenas a consulta já permite determinar que o paciente está com uvulite.

Tratamento da infecção

O tratamento envolve tratar o agente causador da infecção. Para diminuir a dor e o inchaço é recomendado o uso de anti-inflamatórios. De resto o médico busca tratar a infecção ou doença principal que levou a uvulite.

Nos casos de outras doenças da garganta, antibióticos podem ser prescritos. Já para quem sofre com as alergias o médico receita anti-histamínicos com os anti-inflamatórios.

Início do tratamento do refluxo gástrico também é recomendado, incluindo possíveis mudanças alimentares.

Gargarejos com água morna e sal podem contribuir para diminuir a inflamação, recomendados como forma de tratamento.

Enquanto a úvula permanece inchada, deve-se dar preferência por bebidas mornas, especialmente chás como uma colher de mel, pois este possui propriedade anti-inflamatórias naturais.

Vale comentar que não gritar e manter o pescoço protegido do frio é essencial até que a uvulite esteja completamente curada, pois, caso contrário a infecção pode piorar.

Parar de fumar e diminuir o consumo de bebidas alcoólicas também pode ser prescrito como recomendação médica.

Prevenção e grupos de risco

Qualquer pessoa pode desenvolver a uvulite, afinal estamos propensos a desenvolver outras enfermidades da garganta causadas por vírus e bactérias.

A uvulite é sempre uma infecção secundária, causada por um agente irritante da região.

No entanto, vale lembrar que pessoas que costumam não se hidratar adequadamente, aqueles que fumam ou bebem excessivamente ou que sofrem de alergias graves estão mais propensos a sofrer desse mal.

Como prevenção da uvulite podemos citar:

  • Não fumar e evitar contato com fumantes;
  • Manter-se bem hidratado;
  • Tratar alergias do trato respiratório;
  • Evitar as bebidas alcoólicas;
  • Evitar engolir alimentos sem mastiga-los adequadamente;
  • Dar preferência por bebidas em temperatura ambiente;
  • Seguir as orientações médicas no tratamento de outras doenças da garganta;
  • Tratar do ronco e suas causas;
  • Evitar respirar pela boca;
  • Tratar o refluxo gástrico.

Complicações da doença

A uvulite trata-se de uma inflamação muito simples, sendo sua maior complicação o inchaço exagerado da úvula que resultará em náuseas e dificuldades para comer ou falar.

De resto a doença não apresenta complicações graves e normalmente tende a sarar sozinha quando são tratadas suas causas, muitas vezes sem o uso de qualquer medicação direcionada a inflamação da úvula.

Quando devo procurar o médico?

Apesar de a uvulite poder ser tratada em casa com o uso de anti-inflamatórios, ingestão de chás com mel ou incluir gargarejos com água morna em seu dia-a-dia, é interessante procurar um médico quando a inflamação se repete com frequência.

O mesmo é válido caso note que a úvula está muito inchada, a ponto de causar grandes incômodos como náuseas, dificuldades para engolir ou falar.

Caso note sintomas de outras doenças – inclusive de alergias – é interessante marcar uma consulta, afinal a uvulite é uma enfermidade secundária e voltará a aparecer enquanto sua causa não for devidamente tratada.

Siga o Click Bahia no Google Notícias e fique informado com os destaques do dia em primeira mão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *