10 cores e seus significados

10 cores e seus significados

As cores têm um papel fundamental em nossa vida, não apenas por gosto pessoal, mas por outros motivos, como o “transmitir de sensações”. Dessa forma, cada cor possui um significado, sabia?

Vale ressaltar que, independente da cor, TODAS possuem características positivas e negativas. E outra coisa, as cores poder estar ligadas a uma questão de regionalismo.

Veja só, no Brasil, o preto indica o luto e o branco a paz. Já para os orientais, o branco é o luto, indicando a pureza, o momento de reflexão e paz pelo momento difícil.

Cores e seus significados
Pode parecer besteira, mas as cores possuem significados.

Algumas curiosidades extras…

Você sabia que as cores são aplicadas também na criação de paletas de personalidade? Então, é por isso que algumas pessoas dizem “não fico bem com x cor”, “não gosto dela”, “não cai bem em mim”.

Esse estudo é feito por um profissional que vai te indicar quais cores combinam com você. A partir daí, muitas pessoas acabam até levando essa paleta para suas empresas.

Outra coisa que acontece anualmente são algumas marcas definirem as “Cores do ano”. A Suvinil (loja de tintas) e a Pantone (empresa que trabalha com cores especiais) fazem isso anualmente e atiçam muito os designers que buscam tendências do ano que está por vir.

Agora que você já sabe que as cores têm toda sua importância, vou listar as indispensáveis e colocar seus principais significados. Vamos lá?

As cores

Azul: essa cor pode representar solidez, tranquilidade e segurança, a depender do tom utilizado. O Facebook, por exemplo, traz justamente essa ideia de “segurança”.

Já, um tom de azul bebê remete mais a tranquilidade e equilíbrio. É preciso tomar cuidado para não transmitir frieza excessiva ou mesmo monotonia.

Verde: é bastante conhecida por ser a cor da natureza, ligada ao equilíbrio e por isso remete a área da saúde também. Além disso, pensou em verde, pensou em dinheiro. Em tons mais pastéis pode trazer a tranquilidade.

Agora, tons mais cítricos ou intensos, pode trazer certa imaturidade a remeter a algo não maduro. Uma marca que utiliza bem do verde é a Starbucks, justamente por trazer um ambiente amável e calmo/tranquilo, como a natureza.

Amarelo: é uma cor que remete ao lúdico e ao infantil. Além disso, é uma cor que está ligada à criatividade e ao raciocínio lógico. É sem dúvida uma cor que passa jovialidade. Um bom exemplo é a Post-it.

Roxo: é uma cor moderna e que está muito associada ao lado espiritual e do mistério. Pode transmitir melancolia, dependendo do seu tom. Mas, veja, a Nubank é super despojada e utiliza em sua comunicação esse tom, trazendo muito dinamismo.

Rosa: embora algumas pessoas achem que cor tem gênero, não é bem assim. Mas, o rosa ainda é mesmo mais utilizado entre o público feminino, trazendo justamente essa feminilidade e, em seu contraponto, certa inocência. Um exemplo, a marca de bonecas da Barbie.

Vermelho: nem preciso dizer que essa cor está ligada ao romantismo, né? O amor, a paixão, mas também lembra o sangue, o poder e até mesmo a violência. O vermelho também está ligado a fome, por isso, facilmente encontrará marcas desse segmento com vermelho. Ex: Pizza Hut.

Laranja: essa cor é como o amarelo na parte da criatividade e de trazer alegria. Porém, cuidado em sua utilização para não exagerar e causar certa ansiedade. Uma marca que usa essa cor é a Gol (aviação).

Marrom: está ligado a terra, aquilo que amadurece e traz simplicidade. Pode trazer seriedade demasiada, a depender da sua utilização. É muito utilizada para empresas de produtos naturais. Um exemplo de marca que usa muito essa cor é a Dolce Gusto.

Branco: transmite a paz aos ocidentais, além de clareza e pureza. Ajuda a manter a calma e tranquiliza, já para os orientais, como mencionei anteriormente, o branco é a cor do luto.

Preto: agora, aos orientais, essa é a cor do luto e da solidão. Mas também pode significar elegância e sofisticação. A Chanel é um ótimo exemplo de marca elegante.

Empresas e suas cores predominantes
As cores ajudam muito no que desejam transmitir

Considerações finais

Se você se interessa por esse assunto, pode procurar por livros que falam sobre psicologia das cores que certamente te ajudará e encontrará descrições mais aprofundadas sobre o tema, incluindo combinações de cores.

Siga o Click Bahia no Google Notícias e fique informado com os destaques do dia em primeira mão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *