Gomas anti-inflamatórias e curativas de cúrcuma

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Tudo começou com uma terrível dor nas costas. Veja, eu tenho seguido o Protocolo Paleo Autoimune desde 2012. Depois de um ano em AIP estrito, eu me senti pronto para começar as reintroduções (sim, 1 ano – eu sou um curador lento). O café foi uma das primeiras reintroduções que fiz, e foi um sucesso. Contanto que mantivesse meu consumo de café baixo, digamos no máximo uma xícara por semana, eu estava bem. Mas então eu lentamente comecei a beber mais e mais sem nem perceber. Simplesmente aconteceu.

E foi então que os sintomas começaram a voltar. Tentei ignorá-los no início (aham, como se isso sempre tivesse sido uma boa prática de cura!). A maior parte era uma leve dor nas articulações e olhos lacrimejantes e com coceira. Então comecei a sofrer de dores persistentes e fortes na parte inferior das costas que desciam pelas minhas pernas. Para encurtar a história, um dia, acabei completamente paralisado porque a dor lombar era muito forte. Não é bom!

Fui ver meu quiroprático, mas isso não me trouxe alívio imediato, é claro. Naquela primeira noite, mal dormi por causa da dor. Desisti e tomei ibuprofeno. Agora, isso é grande para mim porque eu nunca tomo analgésicos. Eu sei que eles não são bons para mim, especialmente com uma doença auto-imune. Os medicamentos AINE são um gatilho bem conhecido para danificar o intestino. E o objetivo do Protocolo Paleo Autoimune é consertar o intestino! Então você vê, tomar analgésicos não é uma boa ideia. Procurei uma maneira natural de reduzir a inflamação e, portanto, a dor. Cúrcuma foi a resposta. É especialmente recomendado para dores nas articulações, pois pode ajudar a reduzir rapidamente a dor.

A cúrcuma é um poderoso antioxidante, potente anti-inflamatório e um analgésico para osteoartrose. Esta especiaria alaranjada, relacionada à família do gengibre, tem sido usada há séculos pela medicina ayurvédica e chinesa para limpar infecções e inflamações dentro e fora do corpo. É uma raiz poderosa com inúmeros benefícios à saúde. Tente incluí-lo em sua dieta o máximo que puder!

Notas Finais: essas gomas não são uma sobremesa, mas sim um alimento curativo. Antes de adicionar a gelatina em pó, verifique o líquido e ajuste a quantidade de mel ao seu gosto. Eu pessoalmente gosto deles com apenas 3 colheres de sopa de mel, mas o sabor do açafrão ainda está presente, embora bastante palatável. Você será o juiz do que é melhor para você!

Além disso, um pouco de açafrão em pó pode se acumular na parte inferior das gengivas e formar uma camada fina. Não me importo, mas se preferir, pode cortar isso antes de comer as gomas.
Ingredientes
2 xícaras de água
1/2 colher de sopa de açafrão moído
3 colheres de sopa de mel
1 colher de sopa de óleo de coco (opcional – veja a nota abaixo)
4 colheres de sopa de pó de gelatina sem sabor

Eu uso um prato de pirex de 9 “x 6” (ou 2 litros) para esta receita.
Instruções
Em uma panela, misture água, açafrão, mel e óleo de coco. Aqueça em fogo médio-alto por cerca de 5 minutos, mexendo sempre.
Verifique a doçura e ajuste a gosto.
Retire do fogo e polvilhe o pó de gelatina sobre o líquido quente.
Bata vigorosamente por cerca de 1 minuto, garantindo que o pó de gelatina esteja completamente dissolvido.
Despeje em um prato e leve à geladeira por 2 horas ou até que a gelatina esteja firme e você possa cortá-la em pequenas porções com uma faca.
Guarde em um recipiente hermético. Vai manter até 7 dias na geladeira.
Notas
O óleo de coco é opcional nesta receita. É usado para aumentar a absorção do pó de açafrão, mas pode criar uma fina camada branca na superfície das gengivas. Ignore o óleo de coco se você preferir suas gomas como mostrado na imagem!

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