Wearable NFT: conheça mais sobre essa tecnologia
A tecnologia está por toda parte, inclusive nas novas formas de se comunicar, onde quer que você esteja.
E se tem algo que aumentou com o avanço da internet foram as compras feitas de forma online, que tiveram o seu boom de vendas, e agora todo mundo tem um site favorito para fazer compras.
As grandes marcas não ficam de fora dessa, afinal, elas também precisam andar lado a lado com a evolução dos meios de comunicação e compra, para que seus produtos não se tornem ultrapassados.
As marcas de roupa mais procuradas com certeza estão divididas entre as grandes empresas e os sites que oferecem os produtos por um preço menor.
Wearable NFT?
Mas estamos aqui para falar sobre uma nova onda que chegou entre as marcas, os wearables NFTs.
O nome pode parecer estranho, mas nós vamos te explicar direitinho o que é esse movimento que está se tornando cada vez mais popular, e de quebra vamos explicar como o metaverso está impactando no mundo da moda.
Para começar, vamos trazer o conceito de metaverso, que é basicamente um lugar onde a realidade física e a realidade virtual se unificam.
O metaverso tenta replicar a realidade usando diversos dispositivos digitais, e é daí que nasceram as NFTs.
Antes de chegarmos ao foco, NFT é basicamente um token não fungível que representa algo único, que pode ir de uma obra de arte a um item de moda.
E assim chegamos aos wearables NFTs, que estão se tornando os queridinhos das grandes marcas, mas o que é isso?
A tecnologia do metaverso permite que se possa fazer tudo através desse universo, comprar roupas, vender artigos raros, de tudo um pouco.
O que é Wearable NFT?
Os wearables NFTs são as roupas vestíveis, que trazem o mundo da moda para o metaverso.
Uma das marcas pioneiras nesse ramo é a Adidas, que recentemente lançou a sua primeira coleção de wearables NFTs, criada com tokens não fungíveis.
No total a coleção possui 16 peças descritas como um marco criativo da marca, unindo o passado e o futuro.
O fato é que as wearables NFTs estão se tornando um sucesso quase que absoluto, e com o apoio da moda esse mercado movimenta milhões.
Um exemplo é a grife de moda Dolce & Gabbana, que após lançar sua própria coleção de NFTs teve em um leilão sua versão digital vendida por US$ 1,2 milhão, e a coleção completa chegou a quase US$ 6 milhões.
De certa forma, podemos dizer que essas peças digitais trazem uma nova perspectiva não só para o mercado da moda, mas como para a economia no geral, movimentando milhões por cada token criado, esse valor aumenta se falarmos de coleções e itens raros ainda mais únicos.
As marcas com certeza estão de olho nessa tecnologia, que diminui o custo da mão de obra, fazendo designers do mundo inteiro oferecerem esse tipo de produto.
É importante destacar que hoje em dia os wearables feitos para personagens e avatares de jogos são os mais procurados e são o exemplo mais real do que é essa moda digital.
Por fim
Mas é claro que isso vai além de jogos de videogame e obras de arte.
Hoje em dia com a tecnologia dos wearables NFTs, é possível que você esteja de pijama em casa, mas ao entrar em uma reunião pode estar com uma roupa completamente diferente, tudo isso porque esse recurso que mistura wearables e dressX (conceito de roupas em realidade aumentada) faz com que tudo seja possível.